<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Foresight :
Normal view MARC view ISBD view

Foresight : proposta de uma metodologia visando ao fortalecimento da competitividade dos setores industriais brasileiros

By: NEHME, Claudio Chauke.
Contributor(s): GALVÃO, Adriano Braun | ALBUQUERQUE, Antonio Vaz de | COELHO, Gilda Massari | FELLOWS FILHO, Lélio.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, jul./dez. 2009Parcerias Estratégicas 14, 29, p. 7-20Abstract: Governos de todo o mundo têm esperança de tornar os seus setores industriais mais competitivos na economia global. Este artigo apresenta a metodologia de foresight criada para definir planos estratégicos de longo prazo para seis setores industriais no Brasil, cada um dos quais está alinhado com uma política industrial que visa reorganizar setores estratégicos, aumentar a sua competitividade no mercado mundial e aumentar as vendas externas de produtos com valor agregado. Esta abordagem metodológica foi desenvolvida pelo CGEE durante a realização dos estudos prospectivos para os seis setores e é baseada em roadmaps estratégicos e tecnológicos, adaptados para atender a necessidades específicas de cada setor. É constituída por quatro fases - Pré-Foresight inclui: 1)definição de um plano de trabalho e abordagem prospectiva, e 2) negociação com os agentes. Entendendo o Presente inclui 1) coleta de dados 2) segmentação e priorização. Perspectivas do Futuro inclui: ) monitoramento e identificação de tendências, e 2) desenvolvimento da visão e diretrizes. Prospecção de desenvolvimento da visão e diretrizes. Prospecção de Oportunidades Futuras inclui: 1)definição de estratégias e roadmaps, e 2) recomendações. Este trabalho concentra-se em formalizar este processo para que ele possa ser mais amplamente divulgado e mais facilmente usado. Começa por introduzir os conceitos de foresight relevantes no contexto industrial do Brasil e, posteriormente, apresenta uma adaptação da técnica de roadmap considerando o expectro mais amplo dos setores industriais. Enfatiza os desafios e resultados obtidos durante o trabalho com os seguintes setores industrais brasileiros: aeronáutico, calçados, plásticos, móveis e têxtil. As recomendações finais para estudos prospectivos não são compartilhadas, devido à natureza sensível das informações.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Governos de todo o mundo têm esperança de tornar os seus setores industriais mais competitivos na economia global. Este artigo apresenta a metodologia de foresight criada para definir planos estratégicos de longo prazo para seis setores industriais no Brasil, cada um dos quais está alinhado com uma política industrial que visa reorganizar setores estratégicos, aumentar a sua competitividade no mercado mundial e aumentar as vendas externas de produtos com valor agregado. Esta abordagem metodológica foi desenvolvida pelo CGEE durante a realização dos estudos prospectivos para os seis setores e é baseada em roadmaps estratégicos e tecnológicos, adaptados para atender a necessidades específicas de cada setor. É constituída por quatro fases - Pré-Foresight inclui: 1)definição de um plano de trabalho e abordagem prospectiva, e 2) negociação com os agentes. Entendendo o Presente inclui 1) coleta de dados 2) segmentação e priorização. Perspectivas do Futuro inclui: ) monitoramento e identificação de tendências, e 2) desenvolvimento da visão e diretrizes. Prospecção de desenvolvimento da visão e diretrizes. Prospecção de Oportunidades Futuras inclui: 1)definição de estratégias e roadmaps, e 2) recomendações. Este trabalho concentra-se em formalizar este processo para que ele possa ser mais amplamente divulgado e mais facilmente usado. Começa por introduzir os conceitos de foresight relevantes no contexto industrial do Brasil e, posteriormente, apresenta uma adaptação da técnica de roadmap considerando o expectro mais amplo dos setores industriais. Enfatiza os desafios e resultados obtidos durante o trabalho com os seguintes setores industrais brasileiros: aeronáutico, calçados, plásticos, móveis e têxtil. As recomendações finais para estudos prospectivos não são compartilhadas, devido à natureza sensível das informações.

ISSN Online: 21769729

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha