<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Patentes acadêmicas no Brasil :
Normal view MARC view ISBD view

Patentes acadêmicas no Brasil : uma análise sobre as universidades públicas e seus investimentos

By: OLIVEIRA, Rodrigo Maia de.
Contributor(s): VELHO, Léa Maria Leme Strini.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, jul./dez. 2009Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 14, 29, p. 173-200Abstract: Esse estudo apresenta um panorama da atividade de patenteamento acadêmico no Brasil. Para tanto compara, analisa e complementa alguns dados e argumentos da literatura sobre o tema e introduz uma análise do perfil dos inventores acadêmicos. A partir de dados e informações coletadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), nos Núcleos de Inovação Tecnologia (NITs) e na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), os resultados obtidos evidenciam o recente aumento na atividade de patenteamento acadêmico no Brasil. Desse panorama geral destacam-se: a concentração das patentes acadêmicas das universidades da região Sudeste, especialmente as públicas paulistas; a posição da Fapesp como a principal cotitular dessas universidades; as diferentes estratégias de licenciamento adotadas e o elevado grau de maturidade acadêmica dos inventores.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Esse estudo apresenta um panorama da atividade de patenteamento acadêmico no Brasil. Para tanto compara, analisa e complementa alguns dados e argumentos da literatura sobre o tema e introduz uma análise do perfil dos inventores acadêmicos. A partir de dados e informações coletadas no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), nos Núcleos de Inovação Tecnologia (NITs) e na plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq), os resultados obtidos evidenciam o recente aumento na atividade de patenteamento acadêmico no Brasil. Desse panorama geral destacam-se: a concentração das patentes acadêmicas das universidades da região Sudeste, especialmente as públicas paulistas; a posição da Fapesp como a principal cotitular dessas universidades; as diferentes estratégias de licenciamento adotadas e o elevado grau de maturidade acadêmica dos inventores.

ISSN Online: 21769729

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha