<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Empresas de base tecnológica induzidas e espontâneas na região metropolitana de Campinas :
Normal view MARC view ISBD view

Empresas de base tecnológica induzidas e espontâneas na região metropolitana de Campinas : limitações, potencialidades e relações com o espaço geográfico

By: LAMBAIS, Guiherme B. R.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : CGEE, jul./dez. 2009Online resources: Acesso Parcerias Estratégicas 14, 29, p. 201-224Abstract: O presente artigo propõe analisar um conjunto de empresas de base tecnológica da Região Metropolitana de Campinas ligadas às incubadoras e à Universidade Estadual de Campinas, as quais chamamos, respectivamente, de empresas "induzidas" e de "espontâneas". Foi realizado uma coleta primária de dados através de questionários enviados diretamente às empresas. A taxa de reposta fora de 31% para nossa população de empresas ligadas às incubadoras e 24 % para as ligadas Unicamp. Propomos discutir características endógenas e exógenas às empresas e também suas relações com o espaço geográfico. Nossas principais conclusões são: 1) a emergência do espaço como fundamental no processo de criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, 2) os dois grupos de empresas não diferem substancialmente na potentialidade de crescimento com sucesso, 3) diferenças emergem no nível de integração com a universidade e no acesso às redes, e 4) a principal limitação está ligada ao acesso ao financiamento.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O presente artigo propõe analisar um conjunto de empresas de base tecnológica da Região Metropolitana de Campinas ligadas às incubadoras e à Universidade Estadual de Campinas, as quais chamamos, respectivamente, de empresas "induzidas" e de "espontâneas". Foi realizado uma coleta primária de dados através de questionários enviados diretamente às empresas. A taxa de reposta fora de 31% para nossa população de empresas ligadas às incubadoras e 24 % para as ligadas Unicamp. Propomos discutir características endógenas e exógenas às empresas e também suas relações com o espaço geográfico. Nossas principais conclusões são: 1) a emergência do espaço como fundamental no processo de criação e desenvolvimento de empresas de base tecnológica, 2) os dois grupos de empresas não diferem substancialmente na potentialidade de crescimento com sucesso, 3) diferenças emergem no nível de integração com a universidade e no acesso às redes, e 4) a principal limitação está ligada ao acesso ao financiamento.

ISSN Online: 21769729

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha