<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Sociologia do gosto :
Normal view MARC view ISBD view

Sociologia do gosto : notas sobre um confronto bibliográfico

By: PULICI, Carolina.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : ANPOCS, 2009BIB - Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais 67, p. 95-109Abstract: O artigo discute, inicialmente, alguns trabalhos clássicos da sociologia do gosto, voltados à análise dos estilos de vida do ponto de vista das estratégias distintivas vigentes nas relações de classe. A essa tradição mais antiga se contrapõem as visadas da sociologia da cultura contemporânea, que tendem, justamente, a contestar o suposto de que existem vínculos decisivos entre os juízos de gosto e a estrutura das relações de classe. Por fim, se conclui que os trabalhos acerca do assunto, encaminhados por Pierre Bourdieu - o "alvo" de todas as críticas dos sociólogos contemporâneos - trabalharam as hierarquias (mas também as relações) de classe de modo a compatibilizar as perspectivas unilaterais de duas tradições sociológicas de análise das classes sociais: aquela predonimantemente voltada às desigualdades materias e aos confrontos políticos (Weber e Marx) e aquela que acentua especialmente as assimetrias de prestígio (Shills e Warner).
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O artigo discute, inicialmente, alguns trabalhos clássicos da sociologia do gosto, voltados à análise dos estilos de vida do ponto de vista das estratégias distintivas vigentes nas relações de classe. A essa tradição mais antiga se contrapõem as visadas da sociologia da cultura contemporânea, que tendem, justamente, a contestar o suposto de que existem vínculos decisivos entre os juízos de gosto e a estrutura das relações de classe. Por fim, se conclui que os trabalhos acerca do assunto, encaminhados por Pierre Bourdieu - o "alvo" de todas as críticas dos sociólogos contemporâneos - trabalharam as hierarquias (mas também as relações) de classe de modo a compatibilizar as perspectivas unilaterais de duas tradições sociológicas de análise das classes sociais: aquela predonimantemente voltada às desigualdades materias e aos confrontos políticos (Weber e Marx) e aquela que acentua especialmente as assimetrias de prestígio (Shills e Warner).

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha