<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Capital humano, progresso técnico, difusão tecnológica e crescimento econômico para uma amostra ampla de países
Normal view MARC view ISBD view

Capital humano, progresso técnico, difusão tecnológica e crescimento econômico para uma amostra ampla de países

By: MARINHO, Emerson.
Contributor(s): SILVA, Almir Bittencourt da.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPEA, Agosto 2009Pesquisa e Planejamento Econômico - PPE 39, 2, p. 263-288Abstract: A abordagem schumpeteriana de crescimento econômico é explicada pela dotação inicial de capital humano, uma vez que é através dele que se forma a capacidade de inovação dos países e a difusão tecnológica dos países líderes para os seguidores. Nelson e Phelps (1966) descrevem o crescimento econômico como resultado do estoque de capital humano que influencia a capacidade de inovação de um país, acelerando o processo de catching up em relação aos países mais avançados. Na concepção de Romer (1990), o crescimento é comandado pelo progresso tecnológico que resulta de decisões intencionais dos agentes que buscam maximizar lucros. O objetivo deste artigo, de acordo com estas linhas de pensamento, é verificar empiricamente a influência do capital humano no crescimento econômico através de seus efeitos sobre o crescimento do produto, via difusão tecnológica. Na análise empírica utilizam-se a teoria da fronteira estocástica de produção e o índice de produtividade total de Malmqüist. Este índice é decomposto nos seus componentes de variação de eficiência técnica e variação tecnológica. O componente de variação tecnológica é então utilizado para a verificação das abordagens de Romer e Nelson-Phelps.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A abordagem schumpeteriana de crescimento econômico é explicada pela dotação inicial de capital humano, uma vez que é através dele que se forma a capacidade de inovação dos países e a difusão tecnológica dos países líderes para os seguidores. Nelson e Phelps (1966) descrevem o crescimento econômico como resultado do estoque de capital humano que influencia a capacidade de inovação de um país, acelerando o processo de catching up em relação aos países mais avançados. Na concepção de Romer (1990), o crescimento é comandado pelo progresso tecnológico que resulta de decisões intencionais dos agentes que buscam maximizar lucros. O objetivo deste artigo, de acordo com estas linhas de pensamento, é verificar empiricamente a influência do capital humano no crescimento econômico através de seus efeitos sobre o crescimento do produto, via difusão tecnológica. Na análise empírica utilizam-se a teoria da fronteira estocástica de produção e o índice de produtividade total de Malmqüist. Este índice é decomposto nos seus componentes de variação de eficiência técnica e variação tecnológica. O componente de variação tecnológica é então utilizado para a verificação das abordagens de Romer e Nelson-Phelps.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha