<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Polos e parques de alta tecnologia :
Normal view MARC view ISBD view

Polos e parques de alta tecnologia : uma alternativa?

By: SILVA, Rogério Bezerra.
Contributor(s): Dagnino, Renato.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, jul./dez. 2009Planejamento e Políticas Públicas - PPP 33, p. 145-172Abstract: Este artigo avalia as políticas públicas de Polos e Parques de Alta Tecnologia (PATs) no Brasil, cujos processos de elaboração iniciaram-se em fins dos anos de 1970. Para isto, utiliza o Enfoque de Análise de Políticas (EAn). Este enfoque não exige apenas a comparação entre os objetivos da política e os resultados logrados com sua implementação. Ele busca explicar as falhas na consecução dos objetivos a partir do exame do seu momento de formulação. Isto é, do processo decisório, dos projetos políticos e dos modelos cognitivos dos atores com esta envolvidos. Atenção especial é dada à política pública do Polo e Parque de Alta Tecnologia de Campinas (PATC), por ser considerada por muitos como bem-sucedida. A análise realizada aponta que após três décadas do início destas políticas os seus resultados têm sido bastante modestos e os explica pelo fato destas terem sido emulações de experiências similares ocorridas em países de capitalismo avançado por iniciativa de integrantes da comunidade de pesquisa nacional.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este artigo avalia as políticas públicas de Polos e Parques de Alta Tecnologia (PATs) no Brasil, cujos processos de elaboração iniciaram-se em fins dos anos de 1970. Para isto, utiliza o Enfoque de Análise de Políticas (EAn). Este enfoque não exige apenas a comparação entre os objetivos da política e os resultados logrados com sua implementação. Ele busca explicar as falhas na consecução dos objetivos a partir do exame do seu momento de formulação. Isto é, do processo decisório, dos projetos políticos e dos modelos cognitivos dos atores com esta envolvidos. Atenção especial é dada à política pública do Polo e Parque de Alta Tecnologia de Campinas (PATC), por ser considerada por muitos como bem-sucedida. A análise realizada aponta que após três décadas do início destas políticas os seus resultados têm sido bastante modestos e os explica pelo fato destas terem sido emulações de experiências similares ocorridas em países de capitalismo avançado por iniciativa de integrantes da comunidade de pesquisa nacional.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha