<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Estreitamento dos diferenciais de salários e aumento do grau de discriminação :
Normal view MARC view ISBD view

Estreitamento dos diferenciais de salários e aumento do grau de discriminação : limitações da mensuração padrão?

By: CACCIAMALI, Maria Cristina.
Contributor(s): TATEI, Fábio | ROSALINO, Jackson William.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, jul./dez. 2009Online resources: Acesso Planejamento e Políticas Públicas - PPP 33, p. 195-222Abstract: O objetivo deste artigo é estimar a incidência e a evolução recente da discriminação racial e por gênero nos mercados de trabalho formal e informal no Brasil entre 2002 e 2006. Assim, mensuramos os diferenciais de rendimentos por meio da decomposição de Oaxaca-Blinder, com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e confirmamos a prática discriminatória. Os resultados indicam a redução do hiato salarial dos grupos discriminados entre 2002 e 2006, exceto para mulheres brancas; contudo, o componente da discriminação aumenta em igual período para elas. A despeito das limitações do método de Oaxaca-Blinder, destacamos a maior resistência ao fechamento do hiato salarial entre homens brancos e mulheres brancas e a estabilidade da diferença entre o salário observado e o a ser pago na ausência de discriminação, exceto entre homens brancos e mulheres negras. O componente de discriminação entre os homens brancos e os demais grupos é maior no mercado de trabalho formal do que no informal, indicando as dificuldades de se quebrar preconceitos e privilégios nos postos de trabalho de melhor qualidade.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O objetivo deste artigo é estimar a incidência e a evolução recente da discriminação racial e por gênero nos mercados de trabalho formal e informal no Brasil entre 2002 e 2006. Assim, mensuramos os diferenciais de rendimentos por meio da decomposição de Oaxaca-Blinder, com base nos microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e confirmamos a prática discriminatória. Os resultados indicam a redução do hiato salarial dos grupos discriminados entre 2002 e 2006, exceto para mulheres brancas; contudo, o componente da discriminação aumenta em igual período para elas. A despeito das limitações do método de Oaxaca-Blinder, destacamos a maior resistência ao fechamento do hiato salarial entre homens brancos e mulheres brancas e a estabilidade da diferença entre o salário observado e o a ser pago na ausência de discriminação, exceto entre homens brancos e mulheres negras. O componente de discriminação entre os homens brancos e os demais grupos é maior no mercado de trabalho formal do que no informal, indicando as dificuldades de se quebrar preconceitos e privilégios nos postos de trabalho de melhor qualidade.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha