<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Desigualdades regionais e bem-estar no Brasil :
Normal view MARC view ISBD view

Desigualdades regionais e bem-estar no Brasil : quão eficiente tem sido a atividade tributária dos estados para a sociedade?

By: Maciel, Vladimir Fernandes.
Contributor(s): PIZA, Caio Cícero de Toledo | PENOFF, Roberto Nicolai.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, jul./dez. 2009Online resources: Acesso Planejamento e Políticas Públicas - PPP 33, p. 291-318Abstract: O objetivo deste artigo é analisar eficiência dos estados brasileiros na geração de bem-estar no período 1991-2000. O método Data Envelopment Analysis (DEA) é utilizado para a mensuração da eficiência relativa dos estados brasileiros na geração de desenvolvimento humano e na redução de suas desigualdades internas. A partir deste prisma, discutimos as desigualdades regionais, buscando analisar a possibilidade de convergência nos níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os estados brasileiros por meio do cálculo do Índice de Malmquist e de suas decomposições. Os resultados obtidos mostram uma clara divisão regional entre as regiões Centro – Sul e Nordeste, além de constatar uma convergência nos níveis de IDH entre os estados brasileiros, divididos em três subgrupos – clubes de convergência.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O objetivo deste artigo é analisar eficiência dos estados brasileiros na geração de bem-estar no período 1991-2000. O método Data Envelopment Analysis (DEA) é utilizado para a mensuração da eficiência relativa dos estados brasileiros na geração de desenvolvimento humano e na redução de suas desigualdades internas. A partir deste prisma, discutimos as desigualdades regionais, buscando analisar a possibilidade de convergência nos níveis de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre os estados brasileiros por meio do cálculo do Índice de Malmquist e de suas decomposições. Os resultados obtidos mostram uma clara divisão regional entre as regiões Centro – Sul e Nordeste, além de constatar uma convergência nos níveis de IDH entre os estados brasileiros, divididos em três subgrupos – clubes de convergência.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha