Agenda pós-moderna e neopositivismo : antípodas solidários
By: FONTE, Sandra Soares Della.
Material type: ArticlePublisher: Campinas : CEDES, jan./mar. 2010Online resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 31, 110, p. 35-56Abstract: Este artigo toma como foco duas questões norteadoras: qual o lugar que o pós-estruturalismo e o neopragmatismo ocupam na produção do conhecimento referente aos estudos do currículo? Quais os desdobramentos éticos, políticos e filosóficos dessas orientações teóricas para o campo educacional em geral? Ao tratar dessas indagações, o texto coloca em xeque crenças subscritas quanto a essas duas perspectivas teóricas no campo de estudos do currículo, quais sejam: o pós-estruturalismo e o neopragmatismo colaboram para a oposição à tradição positivista: fortaleceram a noção de convivência democrática pela defesa da pluralidade e da diferença: enriqueceram a produção do conhecimento acadêmico da educação e a criação de práticas inovadoras de viver o currículo.Este artigo toma como foco duas questões norteadoras: qual o lugar que o pós-estruturalismo e o neopragmatismo ocupam na produção do conhecimento referente aos estudos do currículo? Quais os desdobramentos éticos, políticos e filosóficos dessas orientações teóricas para o campo educacional em geral? Ao tratar dessas indagações, o texto coloca em xeque crenças subscritas quanto a essas duas perspectivas teóricas no campo de estudos do currículo, quais sejam: o pós-estruturalismo e o neopragmatismo colaboram para a oposição à tradição positivista: fortaleceram a noção de convivência democrática pela defesa da pluralidade e da diferença: enriqueceram a produção do conhecimento acadêmico da educação e a criação de práticas inovadoras de viver o currículo.
ISSN eletrônico: 16784626
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