<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Experiências escolares de alunos do ensino secundário :
Normal view MARC view ISBD view

Experiências escolares de alunos do ensino secundário : resultados de um estudo em curso

By: TEIXEIRA, Cidália.
Contributor(s): FLORES, Maria Assunção.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, jan./mar. 2010Online resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 31, 110, p. 113-133Abstract: Neste artigo apresentamos dados de uma investigação mais vasta que pretende compreender as experiências e os percursos de alunos do ensino secundário. Os dados foram recolhidos a partir de testemunhos escritos e entrevistas numa escola secundária urbana no norte de Porugal. Neste artigo, aprensentamos dois temas: visão da escola e episódios marcantes ao longo de percurso escolar. Os dados sugerem que a maioria dos alunos vê a escola como um local de descoberta e crescimento (intelectual e pessoal), como um agente de socialiazação e como uma "rampa de lançamento" para o futuro. A influência determinante de outros significativos nas escolhas dos cursos, os factores associados a pressões externas e a saídas profissionais, as experiências negativas e positivas (sobretudo associadas aos profesores que tiveram), a mudanças de nível de escolaridade e de escola, e consequente necessidade de (re)adaptação a outros contextos, são exemplos de situações marcantes para os participantes neste estudo.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Neste artigo apresentamos dados de uma investigação mais vasta que pretende compreender as experiências e os percursos de alunos do ensino secundário. Os dados foram recolhidos a partir de testemunhos escritos e entrevistas numa escola secundária urbana no norte de Porugal. Neste artigo, aprensentamos dois temas: visão da escola e episódios marcantes ao longo de percurso escolar. Os dados sugerem que a maioria dos alunos vê a escola como um local de descoberta e crescimento (intelectual e pessoal), como um agente de socialiazação e como uma "rampa de lançamento" para o futuro. A influência determinante de outros significativos nas escolhas dos cursos, os factores associados a pressões externas e a saídas profissionais, as experiências negativas e positivas (sobretudo associadas aos profesores que tiveram), a mudanças de nível de escolaridade e de escola, e consequente necessidade de (re)adaptação a outros contextos, são exemplos de situações marcantes para os participantes neste estudo.

ISSN eletrônico: 16784626

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha