<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Caminhando com sapatos alheios :
Normal view MARC view ISBD view

Caminhando com sapatos alheios : desafios epistemológicos no planejamento participativo

By: UMEMOTO, Karen.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, jan./dez. 2005Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 19, 1-2, p. 155-186Abstract: A crescente diversidade cultural traz novos desafios à prática do planejamento. No planejamento participativo, essa diversidade constitui desafios relacionados à comunicação que se estabelece entre pessoas cujas epistemologias culturais são distintas assim como às reivindicações oriundas de públicos múltiplos e diferenciados. Este artigo investiga cinco desafios que os planejadores enfrentam quando trabalham em comunidades em que o background cultural dos moradores é diferente do deles. São estes os desafios: (1) ultrapassar estruturas interpretativas enraizadas na cultura, na história e na memória coletiva; (2) confrontar a diversidade na articulação de valores culturais e identidades sociais; (3) compreender os múltiplos significados da linguagem; (4) respeitar e contornar protocolos culturais e relacionamentos sociais; e (5) compreender o papel do poder na tradução cultural.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A crescente diversidade cultural traz novos desafios à prática do planejamento. No planejamento participativo, essa diversidade constitui desafios relacionados à comunicação que se estabelece entre pessoas cujas epistemologias culturais são distintas assim como às reivindicações oriundas de públicos múltiplos e diferenciados. Este artigo investiga cinco desafios que os planejadores enfrentam quando trabalham em comunidades em que o background cultural dos moradores é diferente do deles. São estes os desafios: (1) ultrapassar estruturas interpretativas enraizadas na cultura, na história e na memória coletiva; (2) confrontar a diversidade na articulação de valores culturais e identidades sociais; (3) compreender os múltiplos significados da linguagem; (4) respeitar e contornar protocolos culturais e relacionamentos sociais; e (5) compreender o papel do poder na tradução cultural.

Volume 19

Fascículo 1-2

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha