<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Risco urbano e moradia :
Normal view MARC view ISBD view

Risco urbano e moradia : a construção social do risco em uma favela do Rio de Janeiro

By: CARDOSO, Adauto Lucio.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, jan./jul. 2006Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 20, 1, p. 27-48Abstract: A problemática do risco vem ocupando progressivamente maior espaço nas políticas públicas. No campo da política de saúde, por exemplo, verifica-se um deslocamento das práticas de prevenção na direção dos chamados "grupos de risco". Também vêm ganhando relevo ações das prefeituras na identificação, no mapeamento e no controle dos riscos associados à ocorrência de alagamentos ou deslizamentos de encostas em áreas irregulares ocupadas por populações de baixa renda. De maneira geral, essas ações partem de uma concepção objetivista do risco. Essa questão vem sendo problematizada por outras abordagens psicológicas que postulam que qualquer concepção de risco é fruto de uma construção social, como produto de diferentes percepções que integram visões de mundo, culturas e estruturas de sociabilidade específicas a determinados grupos sociais. Com base nessa reflexão teórica e em estudo empírico, o texto busca verificar como é socialmente construída a noção dominante de risco na favela Parque Unidos de Acari, no Rio de Janeiro, e quais as estratégias desenvolvidas pela população local para o seu enfrentamento.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A problemática do risco vem ocupando progressivamente maior espaço nas políticas públicas. No campo da política de saúde, por exemplo, verifica-se um deslocamento das práticas de prevenção na direção dos chamados "grupos de risco". Também vêm ganhando relevo ações das prefeituras na identificação, no mapeamento e no controle dos riscos associados à ocorrência de alagamentos ou deslizamentos de encostas em áreas irregulares ocupadas por populações de baixa renda. De maneira geral, essas ações partem de uma concepção objetivista do risco. Essa questão vem sendo problematizada por outras abordagens psicológicas que postulam que qualquer concepção de risco é fruto de uma construção social, como produto de diferentes percepções que integram visões de mundo, culturas e estruturas de sociabilidade específicas a determinados grupos sociais. Com base nessa reflexão teórica e em estudo empírico, o texto busca verificar como é socialmente construída a noção dominante de risco na favela Parque Unidos de Acari, no Rio de Janeiro, e quais as estratégias desenvolvidas pela população local para o seu enfrentamento.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha