<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Estatuto da Cidade e Plano Diretor Participativo :
Normal view MARC view ISBD view

Estatuto da Cidade e Plano Diretor Participativo : instituições contam e a política faz diferença

By: GOULART, Jefferson O.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, jan./jul. 2008Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 22, 1, p. 99-121Abstract: O ensaio focaliza três experiências de elaboração de Planos Diretores em municípios médios do interior paulista (Piracicaba, Bauru e Botucatu). Todas tiveram em comum: (1) a adoação dos instrumentos previsto no novo marco regulatório de política urbana representado pelo Estatudo da Cidade e (2) a marca de uma dinâmica participativa. Embora seus contornos não sejam definitivos, essa originalidade contrasta com o padrão oligárquico e tecnocrático que prevaleceu na história do planejamento e das práticas urbanas no Brasil. Instrumentos urbanísticos inovadores com base legal, porém, não asseguram automaticamente seu êxito no desenho institucional que normatiza as políticas públicas de desenvolvimento urbano. Estas se definem, antes, pela dinâmica da disputa política. O estudo interpreta a natureza e o alcance desses experimentos originais.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O ensaio focaliza três experiências de elaboração de Planos Diretores em municípios médios do interior paulista (Piracicaba, Bauru e Botucatu). Todas tiveram em comum: (1) a adoação dos instrumentos previsto no novo marco regulatório de política urbana representado pelo Estatudo da Cidade e (2) a marca de uma dinâmica participativa. Embora seus contornos não sejam definitivos, essa originalidade contrasta com o padrão oligárquico e tecnocrático que prevaleceu na história do planejamento e das práticas urbanas no Brasil. Instrumentos urbanísticos inovadores com base legal, porém, não asseguram automaticamente seu êxito no desenho institucional que normatiza as políticas públicas de desenvolvimento urbano. Estas se definem, antes, pela dinâmica da disputa política. O estudo interpreta a natureza e o alcance desses experimentos originais.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha