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Crescimento do transporte informal e circuitos da economia urbana e regional : aplicação da teoria de Milton Santos na análise do fenômeno a partir dos anos 1990

By: MAMANI, Hernán Armando.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, jan./jul. 2007Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 21, 1, p. 155-173Abstract: O presente artigo busca explicar o crescimento do transporte informal a partir dos anos 1990. Partindo da experiência da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sustenta-se que o fenômeno não pode ser atribuído apenas ao desemprego e à carência de transportes. Na verdade, trata-se de um caso de formação de um circuito superior marginal da economia urbana e regional, inserido num processo de involução metropolitana, de acordo com a teoria de Milton Santos. Nessa perspectiva, a indústria automobilística e a política industrial brasileira assumem uma posição de destaque. A abertura das importações e a concorrência pelo mercado nacional estimularam o crescimento da oferta de furgões para transporte de passageiros e, ato contínuo, a revenda progressiva de veículos usados a preços menores em lugares mais afastados e, criaram condições para a expansão do transporte informal.
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O presente artigo busca explicar o crescimento do transporte informal a partir dos anos 1990. Partindo da experiência da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, sustenta-se que o fenômeno não pode ser atribuído apenas ao desemprego e à carência de transportes. Na verdade, trata-se de um caso de formação de um circuito superior marginal da economia urbana e regional, inserido num processo de involução metropolitana, de acordo com a teoria de Milton Santos. Nessa perspectiva, a indústria automobilística e a política industrial brasileira assumem uma posição de destaque. A abertura das importações e a concorrência pelo mercado nacional estimularam o crescimento da oferta de furgões para transporte de passageiros e, ato contínuo, a revenda progressiva de veículos usados a preços menores em lugares mais afastados e, criaram condições para a expansão do transporte informal.

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