<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Las metrópolis latinoamericanas en el siglo XXI :
Normal view MARC view ISBD view

Las metrópolis latinoamericanas en el siglo XXI : de la modernidad inconclusa a la crisis del espacio público

By: DUHAU, Emilio.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ , jan./jul. 2001Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 15, 1, p. 41-68Abstract: O espaço público das grandes metrópoles latinoamericanas é o locus de uma forma específica da crise da moderna ordem urbana. Nessas metrópoles, a crise, por um lado, combina com os limites encontrados pelo modelo social, econômico, político e urbano de integração da população prevalecente até os anos setenta do século XX (a modernidade inconclusa), com os efeitos sociais e urbanos da economia política de uma globalização periférica, e, por outro, mostra, como assinalou recentemente a antropóloga Teresa Caldeira, uma disjunção entre o processo político de democratização e a construção de cidades com muros. Essa disjunção é explorada no caso da Cidade do México como um processo de fortalecimento material e simbólico das desigualdades sociais e de planejamento organizado da segregação, meios perversos de enfrentar o colapso da ordem urbana cívica e estatutária.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O espaço público das grandes metrópoles latinoamericanas é o locus de uma forma específica da crise da moderna ordem urbana. Nessas metrópoles, a crise, por um lado, combina com os limites encontrados pelo modelo social, econômico, político e urbano de integração da população prevalecente até os anos setenta do século XX (a modernidade inconclusa), com os efeitos sociais e urbanos da economia política de uma globalização periférica, e, por outro, mostra, como assinalou recentemente a antropóloga Teresa Caldeira, uma disjunção entre o processo político de democratização e a construção de cidades com muros. Essa disjunção é explorada no caso da Cidade do México como um processo de fortalecimento material e simbólico das desigualdades sociais e de planejamento organizado da segregação, meios perversos de enfrentar o colapso da ordem urbana cívica e estatutária.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha