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Sentidos do tempo e do tempo de trabalho na vida cotidiana

By: Tonelli, Maria José.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Salvador : EAUFBA, abr./jun. 2008O&S - Organizações & Sociedade 15, 45, p. 207-218Abstract: Este ensaio discute os sentidos do tempo na sociedade contemporânea. Para isso, introduz, em primeiro lugar, uma breve História da construção social do tempo linear e da disseminação do tempo do relógio na sociedade ocidental. A absorção do tempo do relógio durou um longo período de aproximadamente três séculos, tempo este que é hoje percebido como absolutamente natural. O tempo do relógio organizou instituições e a vida social, especialmente nas sociedades industrializadas. Na segunda parte, argumentamos que, assim como o relógio nas sociedades industriais, o computador é o símbolo do tempo nas sociedades contemporâneas. O tempo do computador não é linear, mas simultâneo, instantâneo. Diferentemente do tempo linear do relógio, o tempo do computador é múltiplo, flexível, mas também fonte de opressão e ansiedade. Perguntamos, finalmente, o que vai acontecer com as pessoas, com as instituições e com a vida social, quando as pessoas corporificarem o tempo múltiplo do computador.
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Este ensaio discute os sentidos do tempo na sociedade contemporânea. Para isso, introduz, em primeiro lugar, uma breve História da construção social do tempo linear e da disseminação do tempo do relógio na sociedade ocidental. A absorção do tempo do relógio durou um longo período de aproximadamente três séculos, tempo este que é hoje percebido como absolutamente natural. O tempo do relógio organizou instituições e a vida social, especialmente nas sociedades industrializadas. Na segunda parte, argumentamos que, assim como o relógio nas sociedades industriais, o computador é o símbolo do tempo nas sociedades contemporâneas. O tempo do computador não é linear, mas simultâneo, instantâneo. Diferentemente do tempo linear do relógio, o tempo do computador é múltiplo, flexível, mas também fonte de opressão e ansiedade. Perguntamos, finalmente, o que vai acontecer com as pessoas, com as instituições e com a vida social, quando as pessoas corporificarem o tempo múltiplo do computador.

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