<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: As minorias nas cidades globais :
Normal view MARC view ISBD view

As minorias nas cidades globais : Nova York e Los Angeles

By: LOGAN, John.
Contributor(s): ALBA, Richard D | MC.NULTY, Thomas L.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, ago./dez. 1996Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 10, 2, p. 39-56Abstract: As tensões raciais e étnicas que ocorrem em Los Angeles e Nova York têm como fonte a segmentação racial da economia e do mercado imobiliário. A análise aqui proposta examina a pertinência dos conceitos de "enclave econômico étnico" e de underclass para compreender a situação de diversas minorias presentes nessas duas cidades globais. Os brancos são numericamente sobre-representados não só como chefes de empresas mas como trabalhadores dos setores mais estratégicos da economia, as funções de "controle" da cidade global; os japoneses, os coreanos e os chineses se beneficiam apenas de nichos econômicos bem mais restritos, enquanto outras minorias - os negros, os mexicanos e os porto-riquenhos - estão em sitaução de fragilidade econômica mais marcante. Examinamos igualmente as disparidades do mercado imobiliário, que têm por consequência restringir consideravelmente o acesso dos negros, dos mexicanos e dos porto-riquenhos às localidades de status social mais elevado.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

As tensões raciais e étnicas que ocorrem em Los Angeles e Nova York têm como fonte a segmentação racial da economia e do mercado imobiliário. A análise aqui proposta examina a pertinência dos conceitos de "enclave econômico étnico" e de underclass para compreender a situação de diversas minorias presentes nessas duas cidades globais. Os brancos são numericamente sobre-representados não só como chefes de empresas mas como trabalhadores dos setores mais estratégicos da economia, as funções de "controle" da cidade global; os japoneses, os coreanos e os chineses se beneficiam apenas de nichos econômicos bem mais restritos, enquanto outras minorias - os negros, os mexicanos e os porto-riquenhos - estão em sitaução de fragilidade econômica mais marcante. Examinamos igualmente as disparidades do mercado imobiliário, que têm por consequência restringir consideravelmente o acesso dos negros, dos mexicanos e dos porto-riquenhos às localidades de status social mais elevado.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha