<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Desigualdade socioespacial e mobilidade residencial na metrópole do Rio de Janeiro :
Normal view MARC view ISBD view

Desigualdade socioespacial e mobilidade residencial na metrópole do Rio de Janeiro : novas tendências em tempo de crise

By: LAGO, Luciana Corrêa do.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, ago./dez. 1996Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 10, 2, p. 57-76Abstract: O trabalho busca avaliar em que medida as mudanças econômicas e sociais ocorridas no país nos anos 80 alteraram o padrão de desigualdades socioespaciais sedimentado nas metrópoles brasileiras ao longo do período desenvolvimentista. O modelo binário núcleo-periferia, consolidado na literatura como expressão e explicação da dinâmica de organização interna do espaço metropolitano, é questionado quanto à difusão, tanto em áreas centrais quanto periféricas, do processo de favelização e de novas formas de segregação espacial baseados na exclusividade residencial e comercial. Parte-se da idéia de que novos fluxos populacionais e de capitais, resultantes das transformações econômicas mais gerais e da dinâmica propriamente urbana, vêm alterando a estrutura socioespacial das grandes cidades. Para desenvolver tal abordagem é estudado aqui o caso da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O trabalho busca avaliar em que medida as mudanças econômicas e sociais ocorridas no país nos anos 80 alteraram o padrão de desigualdades socioespaciais sedimentado nas metrópoles brasileiras ao longo do período desenvolvimentista. O modelo binário núcleo-periferia, consolidado na literatura como expressão e explicação da dinâmica de organização interna do espaço metropolitano, é questionado quanto à difusão, tanto em áreas centrais quanto periféricas, do processo de favelização e de novas formas de segregação espacial baseados na exclusividade residencial e comercial. Parte-se da idéia de que novos fluxos populacionais e de capitais, resultantes das transformações econômicas mais gerais e da dinâmica propriamente urbana, vêm alterando a estrutura socioespacial das grandes cidades. Para desenvolver tal abordagem é estudado aqui o caso da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha