<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Favelas e cortiços :
Normal view MARC view ISBD view

Favelas e cortiços : vinte anos de pesquisa urbana no Brasil

By: TASCHNER, Suzana Pasternak.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, ago./dez. 1996Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 10, 2, p. 89-115Abstract: O trabalho mostra a evolução de algumas formas precárias de habitação popular em metrópoles brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. Em cada um desses lugares, as formas de morar apresentaram evolução específica. Mas é uma constante nas grandes cidades brasileiras a segregação socioespacial, fruto não só do comportamento do mercado imobiliário, mas da pobreza e concentração de renda típicas do cenário brasileiro e da atuação do próprio Estado, que tende a reforçar essa segregação. São utilizadas informações censitárias do IBGE, fontes bibliográficas e pesquisas pontuais sobre favelas e cortiços. As datas nem sempre coincidem, o que dificulta a comparabilidade dos dados. A ênfase nas favelas paulistanas apresentada pelo trabalho resulta da maior disponibilidade de informações para a cidade de São Paulo e da maior familiaridade da autora com a moradia precária nessa cidade.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O trabalho mostra a evolução de algumas formas precárias de habitação popular em metrópoles brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. Em cada um desses lugares, as formas de morar apresentaram evolução específica. Mas é uma constante nas grandes cidades brasileiras a segregação socioespacial, fruto não só do comportamento do mercado imobiliário, mas da pobreza e concentração de renda típicas do cenário brasileiro e da atuação do próprio Estado, que tende a reforçar essa segregação. São utilizadas informações censitárias do IBGE, fontes bibliográficas e pesquisas pontuais sobre favelas e cortiços. As datas nem sempre coincidem, o que dificulta a comparabilidade dos dados. A ênfase nas favelas paulistanas apresentada pelo trabalho resulta da maior disponibilidade de informações para a cidade de São Paulo e da maior familiaridade da autora com a moradia precária nessa cidade.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha