<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Do planejamento à ecologia :
Normal view MARC view ISBD view

Do planejamento à ecologia : nascimento de um novo paradigma da ação sobre a cidade e o habitat?

By: TOPALOV, Christian.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, jan./dez. 1997Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 11, 1-2, p. 19-42Abstract: Nos últimos 20 anos - simultaneamente, em inúmeros campos e, em particular, no domínio das políticas urbanas e do habitat - novos temas têm surgido e, segundo parece, estão em vias de se impor como uma nova visão global dos problemas e respectivas soluções: crescimento lento ou crescimento zero, salvaguarda do meio ambiente, retorno à iniciativa local, desestatização e desregulamentação, liberação dos mercados.Abstract: Apesar de não serem idênticas as origens desses diversos elementos, tudo se passa como se tivesse surgido uma linguagem que se torna o terreno comum obrigatório de todos os debates legítimos: o da salvaguarda do meio ambiente. O caráter internacional do fenômeno e sua relativa durabilidade permitem pensar que não se trata somente de uma moda, mas de uma profunda reorganização da linguagem científico-política.Abstract: Essa experiência pode ser colocada em paralelo com outra, da mesma natureza, que se tinha produzido na virada do século XX e marcou profundamente a modernidade: a emergência do discurso do interesse geral-nacional, enunciado pela ciência, que garantia o progresso industrial e social, e fazia apelo ao desenvolvimento do planejamento e da expansão do Welfare State. A analogia impõe-se tanto mais quanto, em suas versões mais divulgadas, a linguagem ecológica atual desqualifica o discurso planejador e propõe princípios alternativos de legitimidade para a ação.Abstract: O texto examina os dois períodos históricos de maneira comparativa, empenhando-se em identificar os processos de formação e de imposição dos sentidos comuns que definem as legitimidades políticas.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Nos últimos 20 anos - simultaneamente, em inúmeros campos e, em particular, no domínio das políticas urbanas e do habitat - novos temas têm surgido e, segundo parece, estão em vias de se impor como uma nova visão global dos problemas e respectivas soluções: crescimento lento ou crescimento zero, salvaguarda do meio ambiente, retorno à iniciativa local, desestatização e desregulamentação, liberação dos mercados.

Apesar de não serem idênticas as origens desses diversos elementos, tudo se passa como se tivesse surgido uma linguagem que se torna o terreno comum obrigatório de todos os debates legítimos: o da salvaguarda do meio ambiente. O caráter internacional do fenômeno e sua relativa durabilidade permitem pensar que não se trata somente de uma moda, mas de uma profunda reorganização da linguagem científico-política.

Essa experiência pode ser colocada em paralelo com outra, da mesma natureza, que se tinha produzido na virada do século XX e marcou profundamente a modernidade: a emergência do discurso do interesse geral-nacional, enunciado pela ciência, que garantia o progresso industrial e social, e fazia apelo ao desenvolvimento do planejamento e da expansão do Welfare State. A analogia impõe-se tanto mais quanto, em suas versões mais divulgadas, a linguagem ecológica atual desqualifica o discurso planejador e propõe princípios alternativos de legitimidade para a ação.

O texto examina os dois períodos históricos de maneira comparativa, empenhando-se em identificar os processos de formação e de imposição dos sentidos comuns que definem as legitimidades políticas.

Volume 11

Fascículo 1-2

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha