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Idéias de quem faz no Brasil : política científica e tecnológica; financiamento da pesquisa; ensino de ciências

Contributor(s): .
Material type: materialTypeLabelBookPublisher: Brasília : Ministério da Educação, 1987Description: 106 p.Subject(s): Política de Ciência e Tecnologia
Contents:
- Parte I - Política científica e tecnológica 1. Política de C e T: pontos básicos 2. Política de C e T: uma proposta de mudança radical 3. Pós-graduação: a formação de pesquisadores e a alocação e fixação do pessoal qualificado 4. A questão da indissociabilidade ou não das funções de ensino e pesquisa nas universidades 5. O primado do mérito e a valorização salarial das atividades de ensino e pesquisa 6. O financiamento da pesquisa: centralização X descentralização 7. O papel da SG/MEC 8. O papel das agências - Parte II - Assessoramento 1. Formação de recursos humanos 2. Modalidades de assessoramento 3. Criação de mecanismo especiais de financiamento 4. Destaques especiais: definição de uma política de C e T; maior intercâmbio científico e divulgação das pesquisas em andamento - Parte III - Ensino de ciências 1. A importância da decisão anunciada pela SG/MEC face a situação do ensino de ciências no 1° e 2°graus 2. Requisitos para uma intervenção na área: as exigências de planejamento e de utilização das experiências já efetuadas 3. Reformulação das licenciaturas: a questão-chave 4. Treinamento e atualização dos professores de 1° e 2°graus em exercício: uma expressão da integração das universidades com os demais níveis de ensino 5. Pesquisa e disseminação de novos métodos e técnicas de ensino e o oferecimento de condições para uma nova prática educativa 6. Destaques especiais: a questão salarial e a criação de novos conselhos federal e estaduais de educação
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Livro Geral Biblioteca Graciliano Ramos
Livro Geral 5.08I194i (Browse shelf) 1 Available 10004117

- Parte I - Política científica e tecnológica 1. Política de C e T: pontos básicos 2. Política de C e T: uma proposta de mudança radical 3. Pós-graduação: a formação de pesquisadores e a alocação e fixação do pessoal qualificado 4. A questão da indissociabilidade ou não das funções de ensino e pesquisa nas universidades 5. O primado do mérito e a valorização salarial das atividades de ensino e pesquisa 6. O financiamento da pesquisa: centralização X descentralização 7. O papel da SG/MEC 8. O papel das agências - Parte II - Assessoramento 1. Formação de recursos humanos 2. Modalidades de assessoramento 3. Criação de mecanismo especiais de financiamento 4. Destaques especiais: definição de uma política de C e T; maior intercâmbio científico e divulgação das pesquisas em andamento - Parte III - Ensino de ciências 1. A importância da decisão anunciada pela SG/MEC face a situação do ensino de ciências no 1° e 2°graus 2. Requisitos para uma intervenção na área: as exigências de planejamento e de utilização das experiências já efetuadas 3. Reformulação das licenciaturas: a questão-chave 4. Treinamento e atualização dos professores de 1° e 2°graus em exercício: uma expressão da integração das universidades com os demais níveis de ensino 5. Pesquisa e disseminação de novos métodos e técnicas de ensino e o oferecimento de condições para uma nova prática educativa 6. Destaques especiais: a questão salarial e a criação de novos conselhos federal e estaduais de educação

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