<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Communication practices in global product development projects of brazilian multinatioal firms
Normal view MARC view ISBD view

Communication practices in global product development projects of brazilian multinatioal firms

By: SILVEIRA, Franciane Freitas.
Contributor(s): SBRAGIA, Roberto.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, abr./jun. 2010RA - USP Revista de Administração 45, 2, p. 142-155Abstract: O objetivo da investigação aqui relatada foi mapear as práticas de comunicação aplicadas aos projetos globais de desenvolvimento de produtos de empresas multinacionais brasileiras e analisar se essas práticas variam de acrodo com algumas características dos projetos. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, cujo método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram verificar que a frequência da comunicação nos projetos globais diminui com a distância, o que dificulta o controle e a coordenação das equipes. No entanto, por si só a distância, embora imponha desafios adicionais, não cause necessariamente problemas de comunicação, pois pode ser contornada pelo apoio das ferramentas eletrônicas de comunicação. O estudo permitiu concluir, também, que o uso das práticas de comunicação, bem como a importância dada a elas variam em função de algumas características dos projetos incluindo o tipo de projeto, os estágios dos ciclo de vida, o nível de complexidade e os arranjos integrativos utilizados no desenvolvimento dos produtos. Apesar de ter sido possível identificar tais variações, observou-se que as práticas não ocorrem de forma padronizada nos projetos; ao contrário, são desenvolvidas de maneira improvisada e circunstancial e não contam com um planejamento específico no início do projeto.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O objetivo da investigação aqui relatada foi mapear as práticas de comunicação aplicadas aos projetos globais de desenvolvimento de produtos de empresas multinacionais brasileiras e analisar se essas práticas variam de acrodo com algumas características dos projetos. Trata-se de um estudo de natureza exploratória, cujo método de pesquisa foi o estudo de casos múltiplos. Os resultados permitiram verificar que a frequência da comunicação nos projetos globais diminui com a distância, o que dificulta o controle e a coordenação das equipes. No entanto, por si só a distância, embora imponha desafios adicionais, não cause necessariamente problemas de comunicação, pois pode ser contornada pelo apoio das ferramentas eletrônicas de comunicação. O estudo permitiu concluir, também, que o uso das práticas de comunicação, bem como a importância dada a elas variam em função de algumas características dos projetos incluindo o tipo de projeto, os estágios dos ciclo de vida, o nível de complexidade e os arranjos integrativos utilizados no desenvolvimento dos produtos. Apesar de ter sido possível identificar tais variações, observou-se que as práticas não ocorrem de forma padronizada nos projetos; ao contrário, são desenvolvidas de maneira improvisada e circunstancial e não contam com um planejamento específico no início do projeto.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha