<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Aprendizagem tecnológica e acumulação de capacidades de inovação :
Normal view MARC view ISBD view

Aprendizagem tecnológica e acumulação de capacidades de inovação : evidências de contract manufacturers no Brasil

By: FIGUEIREDO, Paulo N.
Contributor(s): ANDRADE, Rosilene F. de | BRITO, Klauber N.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA-USP, abr./jun 2010RA - USP Revista de Administração 45, 2, p. 156-171Abstract: A despeito da profusão de estudos sobre aprendizagem como fonte de construção de competências tecnológicas em empresas, a maioria tem examinado esse relacionamento pela perspectiva intraempresarial. Neste artigo, examina-se o papel dos fluxos interempresariais de conhecimento na construção de capacidades de produção e de inovação em empresas subsidiárias de multinacionais do setor de tecnologias de informação e de comunicação (TICs) do Brasil, no período de 1996 a 2007. Baseando-se em evidências de primeira mão, colhidas por meio de trabalho de campo constatou-se que as empresas pesquisadas se engajaram ativamente nos últimos dez anos em um processo de acumulação de capacidades tecnológicas. Porém encontrou-se no estudo alto grau de variabilidade entre as empresas estudadas, em termos da profundidade de acumulação de capacidades tecnológicas para atividades de produção e de inovação. Grande parte dessa variabilidade é explicada pela natureza e pela intensidade dos processos interempresariais de aprendizagem desenvolvidos pelas empresas. Este artigo contribui, portanto, para avançar no entendimento do processo de acumulação tecnológica em subsidiárias de empresas multinacionais em um contexto de economia emergente. Também contradiz generalizações comuns que atribuem a esse tipo de empresa um papel passivo quanto às atividades tecnológicas no contexto de economias emergentes.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A despeito da profusão de estudos sobre aprendizagem como fonte de construção de competências tecnológicas em empresas, a maioria tem examinado esse relacionamento pela perspectiva intraempresarial. Neste artigo, examina-se o papel dos fluxos interempresariais de conhecimento na construção de capacidades de produção e de inovação em empresas subsidiárias de multinacionais do setor de tecnologias de informação e de comunicação (TICs) do Brasil, no período de 1996 a 2007. Baseando-se em evidências de primeira mão, colhidas por meio de trabalho de campo constatou-se que as empresas pesquisadas se engajaram ativamente nos últimos dez anos em um processo de acumulação de capacidades tecnológicas. Porém encontrou-se no estudo alto grau de variabilidade entre as empresas estudadas, em termos da profundidade de acumulação de capacidades tecnológicas para atividades de produção e de inovação. Grande parte dessa variabilidade é explicada pela natureza e pela intensidade dos processos interempresariais de aprendizagem desenvolvidos pelas empresas. Este artigo contribui, portanto, para avançar no entendimento do processo de acumulação tecnológica em subsidiárias de empresas multinacionais em um contexto de economia emergente. Também contradiz generalizações comuns que atribuem a esse tipo de empresa um papel passivo quanto às atividades tecnológicas no contexto de economias emergentes.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha