<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: O território e o saber local :
Normal view MARC view ISBD view

O território e o saber local : algumas categorias de análise

By: Santos, Milton.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, ago./dez. 1999Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 13, 2, p. 15-26Abstract: Determinadas categorias de análise requerem reelaboração para compreender o território no contexto da globalização. A categoria evento une o mundo e o lugar, o tempo e o espaço. O tempo empírico encarna nos trabalhos científico e político a possibilidade de futuros realizáveis. A idéia de forma-conteúdo traduz a "inércia dinâmica" que explica as sociedades particularizadas. O "acontecer solidário" constitui o território por meio da produção histórico-geográfica dos eventos. O território usado, de relações, conteúdos e processos - que permitiria que a política fosse elaborada de baixo para cima - é um campo de forças, lugar da dialética entre o Estado e Mercado, entre uso econômico e usos sociais dos recursos, lugar do conflito entre localidades, velocidades e classes. A "universalidade empírica" faz a ponte entre a produção teórica da Geografia e os lugares de realização do mundo, construindo a coerência e a solidariedade entre os eventos. Para tanto, o saber da região tem de ser devidamente considerado produtor dos discursos do cotidiano e da política.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Determinadas categorias de análise requerem reelaboração para compreender o território no contexto da globalização. A categoria evento une o mundo e o lugar, o tempo e o espaço. O tempo empírico encarna nos trabalhos científico e político a possibilidade de futuros realizáveis. A idéia de forma-conteúdo traduz a "inércia dinâmica" que explica as sociedades particularizadas. O "acontecer solidário" constitui o território por meio da produção histórico-geográfica dos eventos. O território usado, de relações, conteúdos e processos - que permitiria que a política fosse elaborada de baixo para cima - é um campo de forças, lugar da dialética entre o Estado e Mercado, entre uso econômico e usos sociais dos recursos, lugar do conflito entre localidades, velocidades e classes. A "universalidade empírica" faz a ponte entre a produção teórica da Geografia e os lugares de realização do mundo, construindo a coerência e a solidariedade entre os eventos. Para tanto, o saber da região tem de ser devidamente considerado produtor dos discursos do cotidiano e da política.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha