<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Las economías regionales como activos relacionales
Normal view MARC view ISBD view

Las economías regionales como activos relacionales

By: STORPER, Michael.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, ago./dez. 1999Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 13, 2, p. 29-68Abstract: Nos últimos anos, a economia regional experimentou o surgimento de um paradigma heterodoxo, que implica o que poderíamos chamar de uma nova "santíssima trindade": tecnologias-organizações-territórios. O autor sustenta que é preciso encher de conteúdo a análise desses três componentes. Para isso, é necessário superar a metáfora dos sistemas econômicos como máquinas com insumos e outputs sólidos, cujas física e geometria podem compreender-se de forma total e determinada. Essa ênfase na mecânica do desenvolvimento regional deve agora complementar-se com outro enfoque, em que as metáforas dominantes sejam a da economia como relações, a do processo econômico como conversação e coordenação, a dos agentes do processo não como fatores mas como atores humanos reflexivos e da natureza da acumulação econômica não só como ativos materiais mas como ativos relacionais. Assim, a economia regional, em particular, e as economias territoriais integradas, em geral, são redefinidas como estoques de ativos relacionais.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Nos últimos anos, a economia regional experimentou o surgimento de um paradigma heterodoxo, que implica o que poderíamos chamar de uma nova "santíssima trindade": tecnologias-organizações-territórios. O autor sustenta que é preciso encher de conteúdo a análise desses três componentes. Para isso, é necessário superar a metáfora dos sistemas econômicos como máquinas com insumos e outputs sólidos, cujas física e geometria podem compreender-se de forma total e determinada. Essa ênfase na mecânica do desenvolvimento regional deve agora complementar-se com outro enfoque, em que as metáforas dominantes sejam a da economia como relações, a do processo econômico como conversação e coordenação, a dos agentes do processo não como fatores mas como atores humanos reflexivos e da natureza da acumulação econômica não só como ativos materiais mas como ativos relacionais. Assim, a economia regional, em particular, e as economias territoriais integradas, em geral, são redefinidas como estoques de ativos relacionais.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha