<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: De molde a contramolde :
Normal view MARC view ISBD view

De molde a contramolde : (re)construindo questões sobre a urbanização de favelas

By: LOPES, João Marcos de Almeida.
Contributor(s): PULHEZ, Magaly Marques.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, ago./dez. 2008Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 22, 2, p. 67-88Abstract: Os pressupostos que normalmente orientam as intervenções em favelas propõem sua integração física ao espaço da cidade formal, num redesenho que a "transformaria em bairro", seguro e legalizado. Tecnologias de intervenção "cirúrgicas", saneadoras do "espaço-paciente", são alçadas à condição de programas de governo ou de argumentos de políticas habitacionais. Este artigo propõe justamente questionar as técnicas orientadoras de tais intervenções: até que o ponto deslocamento de um espaço físico degradado em direção ao espaço próprio da cidade formal não significa reproduzir as mesmas tessituras "excludentes" que o geraram? Seria possível, a partir dos interesses urbanos que se sobrepõem no território da favela, a inoculação de proposições que remetam para além das intervenções "higienizadoras" e reprodutoras da ordem excludente da cidade formal?
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Os pressupostos que normalmente orientam as intervenções em favelas propõem sua integração física ao espaço da cidade formal, num redesenho que a "transformaria em bairro", seguro e legalizado. Tecnologias de intervenção "cirúrgicas", saneadoras do "espaço-paciente", são alçadas à condição de programas de governo ou de argumentos de políticas habitacionais. Este artigo propõe justamente questionar as técnicas orientadoras de tais intervenções: até que o ponto deslocamento de um espaço físico degradado em direção ao espaço próprio da cidade formal não significa reproduzir as mesmas tessituras "excludentes" que o geraram? Seria possível, a partir dos interesses urbanos que se sobrepõem no território da favela, a inoculação de proposições que remetam para além das intervenções "higienizadoras" e reprodutoras da ordem excludente da cidade formal?

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha