<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Acumulação urbana competitiva :
Normal view MARC view ISBD view

Acumulação urbana competitiva : a produção imobiliária no processo de organização do espaço metropolitano do Recife

By: LEAL, Suely Maria Ribeiro.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, ago./dez. 2008Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 22, 2, p. 131-150Abstract: Este trabalho traz uma reflexão sobre as especificidades e os novos vetores do comportamento do mercado imobiliário nas cidades brasileiras, sob a perspectiva de duas tendências. Na primeira, sugere-se a hipótese de que a provisão da moradia se organiza por meio de um mercado profundamente segmentado, no qual são identificáveis pelo menos quatro grandes segmentos: o empresarial-monopolista, o empresarial-concorrencial, o rentista patrimonial e a autoprodução parcial. A segunda tendência se expressa nas mudanças do capital imobiliário em face das transformações econômicas não apenas locais mas, sobretudo, internacionais. Podem-se perceber a formação e a consolidação de uma nova modalidade de produção espacial, destinada a uma modalidade de consumo que está sendo chamada, pelo mercado, de turismo-imobiliário. O objetivo geral do trabalho é compreender as particularidades do processo de estruturação, organização e dinâmica de produção do capital imobiliário na Região Metropolitana do Recife em suas frações empresarial-oligomonopolista e empresarial-concorrencial e derivações para os segmentos turístico e financeiro.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este trabalho traz uma reflexão sobre as especificidades e os novos vetores do comportamento do mercado imobiliário nas cidades brasileiras, sob a perspectiva de duas tendências. Na primeira, sugere-se a hipótese de que a provisão da moradia se organiza por meio de um mercado profundamente segmentado, no qual são identificáveis pelo menos quatro grandes segmentos: o empresarial-monopolista, o empresarial-concorrencial, o rentista patrimonial e a autoprodução parcial. A segunda tendência se expressa nas mudanças do capital imobiliário em face das transformações econômicas não apenas locais mas, sobretudo, internacionais. Podem-se perceber a formação e a consolidação de uma nova modalidade de produção espacial, destinada a uma modalidade de consumo que está sendo chamada, pelo mercado, de turismo-imobiliário. O objetivo geral do trabalho é compreender as particularidades do processo de estruturação, organização e dinâmica de produção do capital imobiliário na Região Metropolitana do Recife em suas frações empresarial-oligomonopolista e empresarial-concorrencial e derivações para os segmentos turístico e financeiro.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha