<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: O processo sociotécnico de eletrificação da Amazônia :
Normal view MARC view ISBD view

O processo sociotécnico de eletrificação da Amazônia : esboço de uma análise histórica

By: LEMOS, Chélen Fischer de.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPPUR/UFRJ, ago./dez. 2008Online resources: Acesso Cadernos IPPUR 22, 2, p. 245-270Abstract: Este artigo apresenta o esboço das principais questões relativas à recuperação e análise da história da eletrificação na Amazônia no período dos anos 1980 ao início dos anos 1990. Por meio da investigação das articulações entre as dimensões sociotécnicas do processo de eletrificação e o planejamento territorial, procurou-se desvendar o papel da energia elétrica nas dinâmicas socioespaciais e no desenvolvimento da região. Partindo do pressuposto de que os sistemas tecnológicos fazem parte das práticas sociais e que variam ao longo da história e de uma cultura para outra, a abordagem contextualista foi usada para situar o ambiente sociocultural e histórico em que se configuraram os sistemas elétricos amazônicos. A análise dos fatos e eventos pesquisados levou à conclusão de que, no processo de expansão de sua ação na região, o Setor Elétrico investiu na construção e consolidação do mercado consumidor intensivo para a energia da Amazônia, ao mesmo tempo que reconfigurou a região como "vocacionada" para a exportação de energia.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este artigo apresenta o esboço das principais questões relativas à recuperação e análise da história da eletrificação na Amazônia no período dos anos 1980 ao início dos anos 1990. Por meio da investigação das articulações entre as dimensões sociotécnicas do processo de eletrificação e o planejamento territorial, procurou-se desvendar o papel da energia elétrica nas dinâmicas socioespaciais e no desenvolvimento da região. Partindo do pressuposto de que os sistemas tecnológicos fazem parte das práticas sociais e que variam ao longo da história e de uma cultura para outra, a abordagem contextualista foi usada para situar o ambiente sociocultural e histórico em que se configuraram os sistemas elétricos amazônicos. A análise dos fatos e eventos pesquisados levou à conclusão de que, no processo de expansão de sua ação na região, o Setor Elétrico investiu na construção e consolidação do mercado consumidor intensivo para a energia da Amazônia, ao mesmo tempo que reconfigurou a região como "vocacionada" para a exportação de energia.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha