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Determinantes dos gastos com educação no Brasil

By: CURI, Andréa Zaitune.
Contributor(s): MENEZES FILHO, Naércio Aquino.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Rio de Janeiro : IPEA, Abril 2010Pesquisa e Planejamento Econômico - PPE 40, 1, p. 1-40Abstract: Este artigo examina os determinantes dos gastos com educação no Brasil. Estimamos modelos de escolha binária em que as famílias decidem matricular ou não seus filhos em uma escola privada e modelos censurados para analisar o nível de gastos dessas famílias com educação. Para tanto, utilizamos os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dos anos 2001 a 2006 e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2002/2003, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Concluímos que os principais determinantes da decisão familiar de matricular os filhos nas escolas privadas são a educação da mãe, a renda familiar, a oferta de escolas públicas, o custo da educação no estado e a região de moradia. Com relação ao valor gasto com mensalidades, seu maior determinante é a renda familiar per capita, sendo que a sensibilidade dos gastos às variações na renda é maior no ensino fundamental do que no ensino médio
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Este artigo examina os determinantes dos gastos com educação no Brasil. Estimamos modelos de escolha binária em que as famílias decidem matricular ou não seus filhos em uma escola privada e modelos censurados para analisar o nível de gastos dessas famílias com educação. Para tanto, utilizamos os microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) dos anos 2001 a 2006 e da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2002/2003, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Concluímos que os principais determinantes da decisão familiar de matricular os filhos nas escolas privadas são a educação da mãe, a renda familiar, a oferta de escolas públicas, o custo da educação no estado e a região de moradia. Com relação ao valor gasto com mensalidades, seu maior determinante é a renda familiar per capita, sendo que a sensibilidade dos gastos às variações na renda é maior no ensino fundamental do que no ensino médio

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