Thompson e Gramsci : história, política e processos de formação
By: VIEIRA, Carlos Eduardo.
Contributor(s): OLIVEIRA, Marcus Aurélio Taborda de.
Material type: ArticlePublisher: Campinas : CEDES, abr./jun. 2010Online resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 31, 111, p. 519-537Abstract: Pretende-se apresentar e explorar as conexões entre as ideias de dois destacados pensadores sociais do século XX, o italiano Antnio Gramsci e o inglês Edward Thompson. O intuito é refletir sobre a centralidade conferida pelas obras desses intelectuais à política, à cultura e à formação humana. Considerando que uma das fontes do pensamento historiográfico de Thompson é a obra de Gramsci, pretendemos dimensionar os pontos de contato entre as duas obras com o fim de pensar nas possibilidades heurísticas que este diálogo poderá ensejar no campo educacional. Concluímos demonstrando que as reflexões de Thompson e de Gramsci convergem em três aspectos principais: a ênfase na história das classes subalternas, a opção pela abordagem historicista do conhecimento e a problematização das concepções de cultura e de formaçãoPretende-se apresentar e explorar as conexões entre as ideias de dois destacados pensadores sociais do século XX, o italiano Antnio Gramsci e o inglês Edward Thompson. O intuito é refletir sobre a centralidade conferida pelas obras desses intelectuais à política, à cultura e à formação humana. Considerando que uma das fontes do pensamento historiográfico de Thompson é a obra de Gramsci, pretendemos dimensionar os pontos de contato entre as duas obras com o fim de pensar nas possibilidades heurísticas que este diálogo poderá ensejar no campo educacional. Concluímos demonstrando que as reflexões de Thompson e de Gramsci convergem em três aspectos principais: a ênfase na história das classes subalternas, a opção pela abordagem historicista do conhecimento e a problematização das concepções de cultura e de formação
ISSN eletrônico: 16784626
There are no comments for this item.