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Políticas curriculares, Estado e regulação

By: HYPÓLITO, Álvaro Moreira.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, out./dez. 2010Online resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 31, 113, p. 1337-1354Abstract: O texto analisa as políticas curriculares desenvolvidas no contexto da globalização e do neoliberalismo que têm orientado as ações do Estado no campo educacional, como forma de regulação social. Essas políticas produzem efeitos importantes para o campo educacional, com ênfase no currículo, na gestão e no trabalho docente. Por meio de estratégias de avaliação, tipicamente gerencialistas, o de políticas de formação docente e na submissão da escola e da educação aos interesses do mercado. Os modos de gestão, insistentemente mostrados como a solução para a educação, chegam às escolas como formas estranhas de administração e a cada dia mais se mostram ineficientes para enfrentar os problema escolares. Contudo, essas políticas de regulação continuam sendo a tônica das políticas de Estado para a educação
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O texto analisa as políticas curriculares desenvolvidas no contexto da globalização e do neoliberalismo que têm orientado as ações do Estado no campo educacional, como forma de regulação social. Essas políticas produzem efeitos importantes para o campo educacional, com ênfase no currículo, na gestão e no trabalho docente. Por meio de estratégias de avaliação, tipicamente gerencialistas, o de políticas de formação docente e na submissão da escola e da educação aos interesses do mercado. Os modos de gestão, insistentemente mostrados como a solução para a educação, chegam às escolas como formas estranhas de administração e a cada dia mais se mostram ineficientes para enfrentar os problema escolares. Contudo, essas políticas de regulação continuam sendo a tônica das políticas de Estado para a educação

ISSN eletrônico: 16784626

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