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Formação de professores no Brasil : características e problemas

By: GATTI, Beradete A.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, out./dez. 2010Subject(s): BrasilOnline resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 31, 113, p. 1355-1380Abstract: Este artigo aborda a formação de professores no Brasil, considerando quatro aspectos: da legislação relativa a essa formação; as características sócio-educacionais dos licenciandos; as características dos cursos formadores de professores; os currículos e ementas de licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. Os três últimos aspectos são tratados a partir de pesquisas publicadas no anos de 2008 e 2009. A interação dos diferentes fatores abordados, sinaliza um cenário preocupante sobre a resultante dessa formação. Mereceriam maior atenção as ambiguidades das normatizações vigentes, a fragmentação da formação entre e intracurso, a parte curricular dedicada à formação específica para o trabalho docente, aqui incluídos os estágios na forma como hoje se aprensentam na maioria das instituições
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Este artigo aborda a formação de professores no Brasil, considerando quatro aspectos: da legislação relativa a essa formação; as características sócio-educacionais dos licenciandos; as características dos cursos formadores de professores; os currículos e ementas de licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. Os três últimos aspectos são tratados a partir de pesquisas publicadas no anos de 2008 e 2009. A interação dos diferentes fatores abordados, sinaliza um cenário preocupante sobre a resultante dessa formação. Mereceriam maior atenção as ambiguidades das normatizações vigentes, a fragmentação da formação entre e intracurso, a parte curricular dedicada à formação específica para o trabalho docente, aqui incluídos os estágios na forma como hoje se aprensentam na maioria das instituições

ISSN eletrônico: 16784626

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