<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: MERQUIOR, José Guilherme
Normal view MARC view ISBD view

MERQUIOR, José Guilherme

Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : FUNCEP, out./dez. 1982Revista do Serviço Público - RSP 110, 4, p. 23-32Abstract: Revela o artigo como a moderna teoria social vem procurando eliminar ou repelir a figura do homem econômico, a imagem do indivíduo calculador, imbuído de racionalidade instrumental e lucidez de ação nesse sentido são passadas em revista sete disciplinas das ciências humanas: a sociologia, em virtude da teoria sociedade pós-industrial; a ética e filosofia social, pela obra de John Rowls; a teoria política, com C. B. Macpherson; a teoria do conhecimento e a filosofia da cultura, com Jürgen Habermas: de economia política da nova escola de cambridge; a antropologia econômica institucionalista dos discípulos de Karl Polanyi; e a antropologia cultural comparatista de Louis Dumont. Ao final da análise, verifica-se, entretanto que "ovilão - o homo oeconomicus - resiste galhardamente ao podeirio crítico de seus virtuosos, quando não puritanos, assassinos em potencial"
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Revela o artigo como a moderna teoria social vem procurando eliminar ou repelir a figura do homem econômico, a imagem do indivíduo calculador, imbuído de racionalidade instrumental e lucidez de ação nesse sentido são passadas em revista sete disciplinas das ciências humanas: a sociologia, em virtude da teoria sociedade pós-industrial; a ética e filosofia social, pela obra de John Rowls; a teoria política, com C. B. Macpherson; a teoria do conhecimento e a filosofia da cultura, com Jürgen Habermas: de economia política da nova escola de cambridge; a antropologia econômica institucionalista dos discípulos de Karl Polanyi; e a antropologia cultural comparatista de Louis Dumont. Ao final da análise, verifica-se, entretanto que "ovilão - o homo oeconomicus - resiste galhardamente ao podeirio crítico de seus virtuosos, quando não puritanos, assassinos em potencial"

RSP out./dezembro de 1982

volume 110 número 4 1982

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha