<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Rent appropriation among rural entrepreneurs :
Normal view MARC view ISBD view

Rent appropriation among rural entrepreneurs : three experiences in coffee production in Brazil

By: SAES, Maria Sylvia Macchione.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: São Paulo : FEA - USP, out./nov./dez. 2010Title translated: Apropriação da renda por empreendedores rurais: três experiências na produção de café no Brasil.Subject(s): Administração Estratégica | Estratégia | Contabilidade de Custos | Teoria Econômica | AgronegócioRA - USP Revista de Administração 45, 4, p. 313-327Abstract: A questão que norteia esse trabalho é se existem estratégias factíveis e sustentáveis que possibilitem reverter a queda da renda agrícola dos produtores de pequena escala. Para respondê-la, analisa-se como os empresários escolhem estratégias que criam e capturam valor, com o objetivo de apresentar um modelo de análise de diferenciação no segmento. Quatro perspectivas teóricas são apresentadas: Posicionamento Estratégico, Visão Baseada em Recursos, Economia dos Custos de Transação e Teoria do Lucro de Knight. Abstract: Baseadas no modelo, três experiências estratégicas do sistema agroindustrial do café brasileiro são examinadas, divididas em três categorias: interdependência conjunta, que apresenta o foco estratégico de criação de valor por meio da exportação direta de café de boa qualidade adotado pela Cooperativa Regional de Produtores de Café (Cooxupé); interdependência sequencial, que examina a estratégia de marca de qualidade da torrefadora illycaffè; interdependência mútua, na qual a experiência dos produtores de Poço Abstract: Fundo é analisada, visando agregar valor ao café com base no mercado de café sustentável. Observa-se que a estratégia mais bem-sucedida em termos de representação (número de produtores envolvidos) é aquela que enfoca escala e escopo na comercialização de cafés especiais. Outro achado interessante diz respeito ao novo paradigma na relação entre o setor rural e o segmento à jusante, em relação à qualidade da bebida e às questões de sustentabilidade.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A questão que norteia esse trabalho é se existem estratégias factíveis e sustentáveis que possibilitem reverter a queda da renda agrícola dos produtores de pequena escala. Para respondê-la, analisa-se como os empresários escolhem estratégias que criam e capturam valor, com o objetivo de apresentar um modelo de análise de diferenciação no segmento. Quatro perspectivas teóricas são apresentadas: Posicionamento Estratégico, Visão Baseada em Recursos, Economia dos Custos de Transação e Teoria do Lucro de Knight.

Baseadas no modelo, três experiências estratégicas do sistema agroindustrial do café brasileiro são examinadas, divididas em três categorias: interdependência conjunta, que apresenta o foco estratégico de criação de valor por meio da exportação direta de café de boa qualidade adotado pela Cooperativa Regional de Produtores de Café (Cooxupé); interdependência sequencial, que examina a estratégia de marca de qualidade da torrefadora illycaffè; interdependência mútua, na qual a experiência dos produtores de Poço

Fundo é analisada, visando agregar valor ao café com base no mercado de café sustentável. Observa-se que a estratégia mais bem-sucedida em termos de representação (número de produtores envolvidos) é aquela que enfoca escala e escopo na comercialização de cafés especiais. Outro achado interessante diz respeito ao novo paradigma na relação entre o setor rural e o segmento à jusante, em relação à qualidade da bebida e às questões de sustentabilidade.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha