<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Dinamização do setor informal como estratégia de atuação no mercado de trabalho :
Normal view MARC view ISBD view

Dinamização do setor informal como estratégia de atuação no mercado de trabalho : uma análise da experiência mineira

By: AFONSECA, Edilasir de Araújo.
Contributor(s): Moraes, Maria Teresa Rodrigues de | GUSTIN, Miracy Barbosa de Souza | Grandi, Sonia Lemos.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : FUNCEP, jan./mar. 1983Revista do Serviço Público - RSP 111, 1, p. 107-112Abstract: Como minimizar os efeitos negativos da presenca de um grande contingente populacional em situação de tranco desemprego e subemprego? Sabe-se que o Brasil carece de uma política nacional de emprego. Qual sria a saída para os estados brasileiros? Problema de estrutura, a população de baixa renda é o estrato mais atingido pela defasagem entre oferta e demanda da mão-de-obra no mercado de trabalho. Sônia Lemos Grandi, Maria Teresa Rdrigues de Moraes, Miracy Barbosa de Sousa Gustin e Edilasir Altina de Araújo Afonseca, técnicas da Diretoria de Planejamento Social e Urbano da Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte (MG), propõem uma análise da experiência mineira relativa à dinamização do setor informal como recurso e projeto de atuação no mercado de trabalho. O setor informal desempenha papel relevante na dinâmica do mercado de trabalho, possibilitando oportunidades de emprgo e renda a seus integrantes. neste artigo, as autoras apresentam os programas ligados indiretamente à problemática de emprego, sob a responsabilidade do Departamento de Trabalho/Secretaria de Estado do Trabalho, Ação Social e Desportos de Minas Gerais Constata-se e ressalta-se a urgência de qualificar profissionalmente a população menos favorecioda, para ampliar-lhe as possibilidades de alocação produtiva no mercado de trabalho. Analisam-se os programas de treinamento, detectando o centro do problema: como absorver o pessoal treinado no programa relativo à formação de microunidades de produção de bens e prestação de serviços?
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Como minimizar os efeitos negativos da presenca de um grande contingente populacional em situação de tranco desemprego e subemprego? Sabe-se que o Brasil carece de uma política nacional de emprego. Qual sria a saída para os estados brasileiros? Problema de estrutura, a população de baixa renda é o estrato mais atingido pela defasagem entre oferta e demanda da mão-de-obra no mercado de trabalho. Sônia Lemos Grandi, Maria Teresa Rdrigues de Moraes, Miracy Barbosa de Sousa Gustin e Edilasir Altina de Araújo Afonseca, técnicas da Diretoria de Planejamento Social e Urbano da Fundação João Pinheiro, Belo Horizonte (MG), propõem uma análise da experiência mineira relativa à dinamização do setor informal como recurso e projeto de atuação no mercado de trabalho. O setor informal desempenha papel relevante na dinâmica do mercado de trabalho, possibilitando oportunidades de emprgo e renda a seus integrantes. neste artigo, as autoras apresentam os programas ligados indiretamente à problemática de emprego, sob a responsabilidade do Departamento de Trabalho/Secretaria de Estado do Trabalho, Ação Social e Desportos de Minas Gerais Constata-se e ressalta-se a urgência de qualificar profissionalmente a população menos favorecioda, para ampliar-lhe as possibilidades de alocação produtiva no mercado de trabalho. Analisam-se os programas de treinamento, detectando o centro do problema: como absorver o pessoal treinado no programa relativo à formação de microunidades de produção de bens e prestação de serviços?

RSP jan./mar. de 1983

volume 111 número 1 1983

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha