<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Considerações sobre a educação ambiental e o papel do estado
Normal view MARC view ISBD view

Considerações sobre a educação ambiental e o papel do estado

By: GUALDA, Rgina Elena Crespo.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : FUNCEP, out./dez. 1983Online resources: Acesso ao PDF Revista do Serviço Público - RSP 111, 4, p. 105-108Abstract: De acordo com a lei que instituiu, no Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente não existe, no país, uma consciência ecológica conseqüente, ou seja, ela não atinge a população em grandes proporções. A falta de ideologia ambientel, no país, se justifica pelo fato de que, ainda que se desenvolva em ritmo acelerado, o processo de industrialização e de urbanização mal superou os seus primeiros estágios. A questão da preservação e da melhoria ambiental tornou-se uma questão política, exigindo dos indivíduos e de grupos sociais resultados através de suas atitudes, decisões, hábitos e comportamentos. Criar novos padrões valorativos que requelem as relações entre os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente corresponde ao que chamamos de formação de uma con^sciência (ou ideologia) ambiental. É legítimo que o Estado atue no sentido de acelerar o processo de formação de uma consciência ambietal, intervindo nesse processo através de vários níveis: educação formal, mediante inclusão obrigatória dos temas ambientais nos currículos escolares, em todos os níveis de ensino; formação de quadros técnicos para a gestão dos recursos ambientais; educação de massa visando a reorientação de hábitos de indivíduos concretos (ou comunidades restritas) em suas ações concretas e passíveis do seu controle
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

De acordo com a lei que instituiu, no Brasil, a Política Nacional do Meio Ambiente não existe, no país, uma consciência ecológica conseqüente, ou seja, ela não atinge a população em grandes proporções. A falta de ideologia ambientel, no país, se justifica pelo fato de que, ainda que se desenvolva em ritmo acelerado, o processo de industrialização e de urbanização mal superou os seus primeiros estágios. A questão da preservação e da melhoria ambiental tornou-se uma questão política, exigindo dos indivíduos e de grupos sociais resultados através de suas atitudes, decisões, hábitos e comportamentos. Criar novos padrões valorativos que requelem as relações entre os indivíduos, a sociedade e o meio ambiente corresponde ao que chamamos de formação de uma con^sciência (ou ideologia) ambiental. É legítimo que o Estado atue no sentido de acelerar o processo de formação de uma consciência ambietal, intervindo nesse processo através de vários níveis: educação formal, mediante inclusão obrigatória dos temas ambientais nos currículos escolares, em todos os níveis de ensino; formação de quadros técnicos para a gestão dos recursos ambientais; educação de massa visando a reorientação de hábitos de indivíduos concretos (ou comunidades restritas) em suas ações concretas e passíveis do seu controle

RSP out./dezembro de 1983

volume 111 númere 4 1983

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha