<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: A crise do transporte aéreo no Brasil :
Normal view MARC view ISBD view

A crise do transporte aéreo no Brasil : 2006-2007

By: OLIVEIRA, Amâncio Jorge de.
Contributor(s): ONUKI, Janina | AMORIM, Sônia Naves David.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 2009Description: 16 f.Subject(s): Negociação | Transporte Aéreo | Política de TransporteOnline resources: Acesso | Acesso Casoteca de Gestão PúblicaAbstract: Este estudo de caso aborda a crise vivida pelo setor de transporte aéreo brasileiro nos anos de 2006 e 2007. Deflagrada por um acidente de vulto, a crise teve como protagonistas os controladores de tráfego aéreo, que, sob suspeita de falha funcional e comunicação difícil com as autoridades do setor, reagiram por meio de uma estratégia de operação-padrão (greve branca). Essa situação, somada à escassez de pessoal, provocou, de novembro de 2006 até meados de 2007, o descontrole operacional dos principais aeroportos do país, com grandes prejuízos aos usuários. Um novo acidente aéreo, no decorrer da crise, agravou ainda mais a situação do setor, expondo deficiências estruturais e profissionais à opinião pública brasileira, em uma área até então considerada segura.Abstract: O caso relata as tentativas de equacionamento da crise por parte das autoridades responsáveis pela política de transporte aéreo, frente ao descontentamento e às reivindicações dos controladores de tráfego aéreo e à indignação da sociedade.Abstract: O objetivo do estudo de caso é ilustrar uma situação de crise e de processo de negociação, tendo sido originalmente utilizado em uma oficina sobre negociações no setor público. O caso pode ser utilizado como material de apoio em cursos que abordem, entre outros, os seguintes tópicos: negociação, gestão de crises, comunicação e planejamento estratégico.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este estudo de caso aborda a crise vivida pelo setor de transporte aéreo brasileiro nos anos de 2006 e 2007. Deflagrada por um acidente de vulto, a crise teve como protagonistas os controladores de tráfego aéreo, que, sob suspeita de falha funcional e comunicação difícil com as autoridades do setor, reagiram por meio de uma estratégia de operação-padrão (greve branca). Essa situação, somada à escassez de pessoal, provocou, de novembro de 2006 até meados de 2007, o descontrole operacional dos principais aeroportos do país, com grandes prejuízos aos usuários. Um novo acidente aéreo, no decorrer da crise, agravou ainda mais a situação do setor, expondo deficiências estruturais e profissionais à opinião pública brasileira, em uma área até então considerada segura.

O caso relata as tentativas de equacionamento da crise por parte das autoridades responsáveis pela política de transporte aéreo, frente ao descontentamento e às reivindicações dos controladores de tráfego aéreo e à indignação da sociedade.

O objetivo do estudo de caso é ilustrar uma situação de crise e de processo de negociação, tendo sido originalmente utilizado em uma oficina sobre negociações no setor público. O caso pode ser utilizado como material de apoio em cursos que abordem, entre outros, os seguintes tópicos: negociação, gestão de crises, comunicação e planejamento estratégico.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha