<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Avaliação e monitoramento :
Normal view MARC view ISBD view

Avaliação e monitoramento : institucionalização na gestão das políticas públicas no governo federal

By: Cavalcante, Pedro.
Contributor(s): NOGUEIRA, Ronaldo.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ANESP, jan./jun. 2010Subject(s): Políticas Públicas | Avaliação | Fiscalização | Capacitação ProfissionalOnline resources: Acesso Res Pvblica 9, 1, p. 25-42Abstract: A literatura sobre o tema defende que as ferramentas de avaliação e monitoramento (A&M) formalmente estão inseridas na gestão dos programas do governo federal, mas na prática são pouco úteis para o apoio à tomada de decisão e a correção de rumo das políticas. Em contraposição, o presente artigo argumenta que o processo de institucionalização da A&M está avançado na administração pública brasileira, principalmente, em função da criação de sistemas avaliativas sofisticados e integrantes do ciclo de políticas públicas. Assim, o trabalho apresenta inicialmente uma discussão teórica sobre a importância e o desenvolvimento da A&M no Brasil e, em seguida, são discernidas suas experiências inovadoras de formulação e implementação de sistemas de avaliação e monitoramento (SAM) no governo federal. A primeira, desenvolvida no âmbito do Plano plurianual (PPA), envolve todos os programas do governo federal, enquanto a segunda, do ministério do desenvolvimento social e combate a fome (MDS), consiste em uma estrutura voltada exclusivamente às políticas dessa pasta. Como conclusão, o artigo defende que, apesar de persistirem obstáculos, a administração da A&M à gestão, refletido no investimento orçamentário dessa área, na produção e disseminação de conhecimento e no treinamento especializado.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

A literatura sobre o tema defende que as ferramentas de avaliação e monitoramento (A&M) formalmente estão inseridas na gestão dos programas do governo federal, mas na prática são pouco úteis para o apoio à tomada de decisão e a correção de rumo das políticas. Em contraposição, o presente artigo argumenta que o processo de institucionalização da A&M está avançado na administração pública brasileira, principalmente, em função da criação de sistemas avaliativas sofisticados e integrantes do ciclo de políticas públicas. Assim, o trabalho apresenta inicialmente uma discussão teórica sobre a importância e o desenvolvimento da A&M no Brasil e, em seguida, são discernidas suas experiências inovadoras de formulação e implementação de sistemas de avaliação e monitoramento (SAM) no governo federal. A primeira, desenvolvida no âmbito do Plano plurianual (PPA), envolve todos os programas do governo federal, enquanto a segunda, do ministério do desenvolvimento social e combate a fome (MDS), consiste em uma estrutura voltada exclusivamente às políticas dessa pasta. Como conclusão, o artigo defende que, apesar de persistirem obstáculos, a administração da A&M à gestão, refletido no investimento orçamentário dessa área, na produção e disseminação de conhecimento e no treinamento especializado.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha