<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Participação dos deputados na comissão mista de orçamento e reeleição
Normal view MARC view ISBD view

Participação dos deputados na comissão mista de orçamento e reeleição

By: LEMGRUBER, Marco.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ANESP, jan./jun. 2010Subject(s): Poder Legislativo | Sistema Eleitoral | Pesquisa AplicadaOnline resources: Acesso Res Pvblica 9, 1, p. 87-100Abstract: O objetivo deste trabalho é verificar se o padrão de sucesso eleitoral dos deputados federais que participa, da comissão mista de planos, orçamentos públicos e fiscalização (CMO), do congresso nacional, é diferente do padrão dos demais parlamentares. Para tanto, serão analisados a participação dos deputados federais na CMO nas 50ª. 51ª e 52ª legislaturas, e os padrões de sucesso eleitoral dos mesmos nas eleições de 1998, 2002 e 2006. A análise mostra que os deputados que participaram da CMO nas legislaturas, e os padrões de sucesso eleitoral dos mesmos nas eleições de 1998,2002 e 2006. A análise mostra que os deputados que participaram da CMO nas legislaturas pesquisadas alcançaram índices de reeleição bastante superiores ao padrão daqueles parlamentares que não participaram. E mais, indica que, quanto mais tempo o parlamentar participou da CMO, maiores foram suas chances de reeleição. Diante dos achados da presente pesquisa, podemos supor que uma teoria sobre reeleição em nosso país se pauta no acesso de parlamentares a recursos (orçamento ou não) que se transformam em apoios financeiros e não na distribuição de benefícios para os seus redutos eleitorais. Este tipo de vínculo entre as arenas legislativa e eleitoral que os parlamentares estabelecem pode ser a base fundamental da conexão eleitoral no Brasil.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O objetivo deste trabalho é verificar se o padrão de sucesso eleitoral dos deputados federais que participa, da comissão mista de planos, orçamentos públicos e fiscalização (CMO), do congresso nacional, é diferente do padrão dos demais parlamentares. Para tanto, serão analisados a participação dos deputados federais na CMO nas 50ª. 51ª e 52ª legislaturas, e os padrões de sucesso eleitoral dos mesmos nas eleições de 1998, 2002 e 2006. A análise mostra que os deputados que participaram da CMO nas legislaturas, e os padrões de sucesso eleitoral dos mesmos nas eleições de 1998,2002 e 2006. A análise mostra que os deputados que participaram da CMO nas legislaturas pesquisadas alcançaram índices de reeleição bastante superiores ao padrão daqueles parlamentares que não participaram. E mais, indica que, quanto mais tempo o parlamentar participou da CMO, maiores foram suas chances de reeleição. Diante dos achados da presente pesquisa, podemos supor que uma teoria sobre reeleição em nosso país se pauta no acesso de parlamentares a recursos (orçamento ou não) que se transformam em apoios financeiros e não na distribuição de benefícios para os seus redutos eleitorais. Este tipo de vínculo entre as arenas legislativa e eleitoral que os parlamentares estabelecem pode ser a base fundamental da conexão eleitoral no Brasil.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha