Mensurando a independência das agências regulatórias brasileiras
By: BATISTA, Mariana.
Material type: ArticlePublisher: Brasília : IPEA, jan./jun. 2011Subject(s): Agência Reguladora | Modelo de Gestão | Estrutura OrganizacionalOnline resources: Acesso Planejamento e Políticas Públicas - PPP 36, p. 213-252Abstract: O estabelecimento de agências reguladoras autônomas na década de 1990 representou uma reorganização do sistema regulatório brasileiro. Contudo, o jogo da regulação não termina com o estabelecimento das regras formais. Independência formal se traduz em independência na prática? Em quais condições o Executivo escolherá interferir nas agências? Tendo em mente tais questionamentos, o presente trabalho busca identificar o grau de interferência nas agências regulatórias federais brasileiras e prover uma tentativa de explicação. As hipóteses básicas são que as preferências do chefe do Executivo e o nível de independência formal importam. O grau de interferência e de independência formal são operacionalizados por meio da construção de dois índices. Um modelo de painel com efeitos aleatórios é estimado e a análise mostra que as preferências do presidente e o nível de independência formal importam para explicar a interferência políticaO estabelecimento de agências reguladoras autônomas na década de 1990 representou uma reorganização do sistema regulatório brasileiro. Contudo, o jogo da regulação não termina com o estabelecimento das regras formais. Independência formal se traduz em independência na prática? Em quais condições o Executivo escolherá interferir nas agências? Tendo em mente tais questionamentos, o presente trabalho busca identificar o grau de interferência nas agências regulatórias federais brasileiras e prover uma tentativa de explicação. As hipóteses básicas são que as preferências do chefe do Executivo e o nível de independência formal importam. O grau de interferência e de independência formal são operacionalizados por meio da construção de dois índices. Um modelo de painel com efeitos aleatórios é estimado e a análise mostra que as preferências do presidente e o nível de independência formal importam para explicar a interferência política
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