<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Transferências, equidade e eficiência municipal no Brasil
Normal view MARC view ISBD view

Transferências, equidade e eficiência municipal no Brasil

By: Gasparini, Carlos Eduardo.
Contributor(s): Miranda, Rogério Boueri.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : IPEA, jan./jun. 2011Subject(s): Administração Municipal | Eficiência | Gasto Público | Avaliação de DesempenhoOnline resources: Acesso Planejamento e Políticas Públicas - PPP 36, p. 311-349Abstract: O trabalho avalia as desigualdades de atuação do poder público local no país, bem como a eficiência municipal no tocante à arrecadação tributária e aos gastos executados. A junção das três abordagens permite avaliar a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ao longo de todo o território nacional. Os resultados são obtidos por meio da Análise de Envoltória de Dados (DEA), abordagem que permite um estudo comparativo entre as municipalidades. Estes revelam que o cenário de desigualdades na ação municipal é acentuado; porém, menos intenso do que as disparidades observadas na atividade econômica. O índice de eficiência nos gastos mostrou-se bastante insatisfatório e há um elevado grau de perdas tributárias. Observa-se ainda que as maiores carências na cobertura de políticas públicas concentram-se nos municípios menores, mas é nessa faixa em que ocorrem também os maiores desperdícios. O confronto entre o quadro de carências e o de recursos disponíveis revela uma situação bastante desconfortável para as administrações municipais: via de regra, a simples utilização mais adequada dos recursos já disponíveis seria mais do que suficiente para instaurar a equidade entre essas municipalidades do país.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

O trabalho avalia as desigualdades de atuação do poder público local no país, bem como a eficiência municipal no tocante à arrecadação tributária e aos gastos executados. A junção das três abordagens permite avaliar a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) ao longo de todo o território nacional. Os resultados são obtidos por meio da Análise de Envoltória de Dados (DEA), abordagem que permite um estudo comparativo entre as municipalidades. Estes revelam que o cenário de desigualdades na ação municipal é acentuado; porém, menos intenso do que as disparidades observadas na atividade econômica. O índice de eficiência nos gastos mostrou-se bastante insatisfatório e há um elevado grau de perdas tributárias. Observa-se ainda que as maiores carências na cobertura de políticas públicas concentram-se nos municípios menores, mas é nessa faixa em que ocorrem também os maiores desperdícios. O confronto entre o quadro de carências e o de recursos disponíveis revela uma situação bastante desconfortável para as administrações municipais: via de regra, a simples utilização mais adequada dos recursos já disponíveis seria mais do que suficiente para instaurar a equidade entre essas municipalidades do país.

Brasil

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha