Perspectivas sociais e políticas da formação de nível médio : avanços e entraves nas suas modalidades
By: FRIGOTTO, Gaudêncio.
Contributor(s): CIAVATTA, Maria.
Material type: ArticlePublisher: Campinas : CEDES, jul./set. 2011Subject(s): Educação | Método de Ensino | Política Educacional | Qualidade | Indicador de DesempenhoOnline resources: Acesso Educação e Sociedade: Revista de Ciências da Educação 32, 116, p. 619-638Abstract: Tratamos de perspectivas para o ensino médio do ponto de vista das questões mais amplas que as determinam como totalidades sociais. Entendemos que os processos educativos são constituídos e constituintes da sociedade e sinalizamos particularidades da sociabilidade capitalista em países dependentes como os latino-americanos, em particular, o Brasil. A seguir, apresentamos concepções teóricas e ideologias em confronto nas propostas de ensino médio no Brasil e algumas das principais disputas das políticas educacionais em curso. Nas considerações finais, sinalizamos entraves, desafios e perspectivasTratamos de perspectivas para o ensino médio do ponto de vista das questões mais amplas que as determinam como totalidades sociais. Entendemos que os processos educativos são constituídos e constituintes da sociedade e sinalizamos particularidades da sociabilidade capitalista em países dependentes como os latino-americanos, em particular, o Brasil. A seguir, apresentamos concepções teóricas e ideologias em confronto nas propostas de ensino médio no Brasil e algumas das principais disputas das políticas educacionais em curso. Nas considerações finais, sinalizamos entraves, desafios e perspectivas
ISSN eletrônico: 16784626
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