<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Passando do Limite no Ambiente de Trabalho
Normal view MARC view ISBD view

Passando do Limite no Ambiente de Trabalho

By: FONTENELE, Tânia.
Contributor(s): BUSCH, Amarilis | TESSARI, Gustavo | RODRIGUES, Lilian.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Brasília : ENAP, 2011Description: 3 f.Subject(s): Ética | Gênero | Assédio Moral | Estudo de CasoOnline resources: Acesso | Acesso Casoteca de Gestão PúblicaAbstract: Fernanda é servidora pública. Após ter feito doutorado no exterior, retornou ao Brasil ávida por aplicar seus novos conhecimentos em ações desenvolvidas pelo ministério de origem. Contudo, seu novo superior imediato mostrou-se refratário à servidora, demonstrando oposição sistemática e injustificada às suas ideias e ridicularizando-a em diversas oportunidades diante de seus pares e subordinados. As atribuições de Fernanda foram paulatinamente retiradas, culminando na perda de seu cargo comissionado. A servidora tentou reagir, acionou o Departamento de Recursos Humanos do ministério e outros órgãos, mas nada adiantou. Fernanda, ao final, tomou uma atitude desesperada. Abstract: O caso trata de assédio moral e de como tal situação se desenvolve dentro de um órgão público, sem que outros servidores e as unidades do órgão se envolvam na questão. Ao final da narrativa, há questões para discussão que focam o assédio moral e seus desdobramentos. Abstract: Como material complementar, há nota técnica e notícia do jornal francês Le Monde sobre assédio moral.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Fernanda é servidora pública. Após ter feito doutorado no exterior, retornou ao Brasil ávida por aplicar seus novos conhecimentos em ações desenvolvidas pelo ministério de origem. Contudo, seu novo superior imediato mostrou-se refratário à servidora, demonstrando oposição sistemática e injustificada às suas ideias e ridicularizando-a em diversas oportunidades diante de seus pares e subordinados. As atribuições de Fernanda foram paulatinamente retiradas, culminando na perda de seu cargo comissionado. A servidora tentou reagir, acionou o Departamento de Recursos Humanos do ministério e outros órgãos, mas nada adiantou. Fernanda, ao final, tomou uma atitude desesperada.

O caso trata de assédio moral e de como tal situação se desenvolve dentro de um órgão público, sem que outros servidores e as unidades do órgão se envolvam na questão. Ao final da narrativa, há questões para discussão que focam o assédio moral e seus desdobramentos.

Como material complementar, há nota técnica e notícia do jornal francês Le Monde sobre assédio moral.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha