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O aluno sob medida : os testes psicológicos e educacionais como tecnologia

By: SASS, Odair.
Material type: materialTypeLabelArticlePublisher: Campinas : CEDES, out./ dez. 2011Title translated: Custom-made students: psychological and educational tests as technology / L'étudiant sur mesure: les tests psychologiques et éducationnels comme technologie.Subject(s): Educação | Psicologia | Estatística | Tecnologia | Método de EnsinoOnline resources: Acesso Educação & Sociedade: Revista de Ciências da Educação 32, 117, p. 971-988Abstract: Discute-se a relação entre a psicologia e a estatística, no campo educacional, procurando evidenciar que tal relação não se esgota com a explicação do progresso científico inexorável; antes, ela é indissociável da realização objetiva da racionalidade tecnológica, característica da sociedade industrial e administrada. Essa perspectiva é explorada por meio da psicotécnica, primeiramente, recorrendo a um momento importante do desenvolvimento da noção de inteligência, exemplificada pela teoria bifatorial de Spearman; depois, por meio da aplicação de testes psicológicos e educacionais, na escola primária brasileira, conforme os educadores Isaias Alves e Lourenço Filho
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Discute-se a relação entre a psicologia e a estatística, no campo educacional, procurando evidenciar que tal relação não se esgota com a explicação do progresso científico inexorável; antes, ela é indissociável da realização objetiva da racionalidade tecnológica, característica da sociedade industrial e administrada. Essa perspectiva é explorada por meio da psicotécnica, primeiramente, recorrendo a um momento importante do desenvolvimento da noção de inteligência, exemplificada pela teoria bifatorial de Spearman; depois, por meio da aplicação de testes psicológicos e educacionais, na escola primária brasileira, conforme os educadores Isaias Alves e Lourenço Filho

ISSN eletrônico: 16784626

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