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Gestão do conhecimento na administração pública

By: Batista, Fábio Ferreira.
Contributor(s): QUANDT, Carlos Olavo | PACHECO, Fernando Flávio | Terra, José Cláudio C.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1095.Publisher: Rio de Janeiro : IPEA, 2005Description: 121 p.Online resources: Acesso Abstract: Este trabalho analisa as mudanças que estão ocorrendo na Gestão Pública no que se refereà implementação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) em 28 órgãos daAdministração Direta e em seis empresas estatais do Executivo Federal brasileiro.O texto analisa a situação atual das práticas de Gestão do Conhecimento naAdministração Pública Direta (governo federal); aborda as estratégias de implementaçãoda Gestão do Conhecimento; compara a situação do governo brasileiro com os governosdos países-membros da Organização para Cooperação e DesenvolvimentoEconômico (OCDE) participantes de pesquisa realizada em 2002; propõe recomendaçõese diretrizes para a política de governo eletrônico em Gestão do Conhecimento; eapresenta recomendações para a elaboração e a implementação de uma política de GCpara o setor público.Os resultados da pesquisa mostram a importância de uma política de Gestão doConhecimento para sua efetiva institucionalização ? a exemplo do que ocorreu em empresasestatais ? nos órgãos da Administração Direta.O estudo conclui que os esforços de GC encontram-se em níveis bastante distintosna Administração Pública Federal. As grandes empresas estatais parecem se encontrarem níveis de formalização, implementação e obtenção de resultados semelhantes àquelesdas organizações públicas dos países pertencentes à OCDE. O mesmo fato ocorrecom alguns poucos ministérios avaliados: a maior parte deles, no entanto, ainda apresentainiciativas e resultados muito incipientes em torno do tema.Os resultados ainda tímidos são, em grande medida, uma conseqüência de iniciativasisoladas e esforços pulverizados, muitas vezes em um mesmo ministério; aausência de comunicação e compartilhamento de informações internamente e entreas organizações sobre práticas de GC; e, finalmente, o desconhecimento do temaentre membros da alta administração, de chefias intermediárias e de servidores deuma maneira geral. Tal situação demonstra que, para que ocorra a massificação daGestão do Conhecimento na Administração Direta, uma política de GC ampla sefaz necessária, com direcionadores estratégicos, alocação de recursos específicos etreinamentos nos vários níveis organizacionais.
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Este trabalho analisa as mudanças que estão ocorrendo na Gestão Pública no que se refereà implementação de práticas de Gestão do Conhecimento (GC) em 28 órgãos daAdministração Direta e em seis empresas estatais do Executivo Federal brasileiro.O texto analisa a situação atual das práticas de Gestão do Conhecimento naAdministração Pública Direta (governo federal); aborda as estratégias de implementaçãoda Gestão do Conhecimento; compara a situação do governo brasileiro com os governosdos países-membros da Organização para Cooperação e DesenvolvimentoEconômico (OCDE) participantes de pesquisa realizada em 2002; propõe recomendaçõese diretrizes para a política de governo eletrônico em Gestão do Conhecimento; eapresenta recomendações para a elaboração e a implementação de uma política de GCpara o setor público.Os resultados da pesquisa mostram a importância de uma política de Gestão doConhecimento para sua efetiva institucionalização ? a exemplo do que ocorreu em empresasestatais ? nos órgãos da Administração Direta.O estudo conclui que os esforços de GC encontram-se em níveis bastante distintosna Administração Pública Federal. As grandes empresas estatais parecem se encontrarem níveis de formalização, implementação e obtenção de resultados semelhantes àquelesdas organizações públicas dos países pertencentes à OCDE. O mesmo fato ocorrecom alguns poucos ministérios avaliados: a maior parte deles, no entanto, ainda apresentainiciativas e resultados muito incipientes em torno do tema.Os resultados ainda tímidos são, em grande medida, uma conseqüência de iniciativasisoladas e esforços pulverizados, muitas vezes em um mesmo ministério; aausência de comunicação e compartilhamento de informações internamente e entreas organizações sobre práticas de GC; e, finalmente, o desconhecimento do temaentre membros da alta administração, de chefias intermediárias e de servidores deuma maneira geral. Tal situação demonstra que, para que ocorra a massificação daGestão do Conhecimento na Administração Direta, uma política de GC ampla sefaz necessária, com direcionadores estratégicos, alocação de recursos específicos etreinamentos nos vários níveis organizacionais.

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