<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Impactos dos fundos setoriais nas empresas
Normal view MARC view ISBD view

Impactos dos fundos setoriais nas empresas

By: Araújo, Bruno César.
Contributor(s): NEGRI, Fernanda De | Cavalcante, Luiz Ricardo | PIANTO, Donald | ALVES, Patrick.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1737.Publisher: Rio de Janeiro : IPEA, 2012Description: 30 p.Online resources: Acesso Abstract: Os fundos setoriais foram instituídos no final da década de 1990 com o propósito de criar condições mais estáveis de financiamento público às atividades de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil. De maneira análoga ao que se observa com outros instrumentos de incentivo à inovação nas empresas, a expectativa é que o acesso aos fundos setoriais contribuiria para o aumento dos esforços tecnológicos e para o alcance de melhores resultados pelas empresas. O objetivo deste trabalho é, portanto, avaliar o impacto desses fundos sobre o esforço tecnológico e sobre os resultados das empresas industriais no Brasil no período entre 2001 e 2006. A base teórica para a discussão é a literatura internacional que tem, recorrentemente, questionado o efeito crowding in ou crowding out de políticas de apoio à inovação nas empresas. Esses trabalhos buscam verificar se as políticas adotadas complementam os recursos alocados nas atividades de inovação pelas empresas ou se haveria simplesmente a substituição desses últimos pelos recursos públicos. Neste artigo, uma técnica quasi-experimental é aplicada para comparar as empresas que acessaram os fundos setoriais com aquelas que não os acessaram, usando dados de painel que incluem informações sobre esforços tecnológicos e resultados. O grupo de controle é definido com base no algoritmo de Propensity Score Matching (PSM) visando eliminar o viés de seleção no acesso aos fundos que faz com que, a priori, as empresas que acessam esses recursos trilhem uma trajetória distinta das empresas que não acessam. Estimativas das diferenças percentuais das taxas de crescimento dos esforços tecnológicos indicam um significativo descolamento entre os grupos de tratamento e controle e permitem que se rejeite a hipótese de crowding out. Os fundos setoriais apresentam ainda um impacto positivo e significativo no pessoal ocupado total, embora apenas um impacto marginalmente significante nas exportações de alto conteúdo tecnológico tenha sido observado, após quatro anos, nas empresas que compõem o grupo de tratamento. Adicionalmente, uma análise preliminar dos impactos dos diferentes instrumentos que compõem os fundos setoriais permite associar a maior parte dos impactos dos recursos à concessão de crédito em condições mais favoráveis.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Os fundos setoriais foram instituídos no final da década de 1990 com o propósito de criar condições mais estáveis de financiamento público às atividades de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) no Brasil. De maneira análoga ao que se observa com outros instrumentos de incentivo à inovação nas empresas, a expectativa é que o acesso aos fundos setoriais contribuiria para o aumento dos esforços tecnológicos e para o alcance de melhores resultados pelas empresas. O objetivo deste trabalho é, portanto, avaliar o impacto desses fundos sobre o esforço tecnológico e sobre os resultados das empresas industriais no Brasil no período entre 2001 e 2006. A base teórica para a discussão é a literatura internacional que tem, recorrentemente, questionado o efeito crowding in ou crowding out de políticas de apoio à inovação nas empresas. Esses trabalhos buscam verificar se as políticas adotadas complementam os recursos alocados nas atividades de inovação pelas empresas ou se haveria simplesmente a substituição desses últimos pelos recursos públicos. Neste artigo, uma técnica quasi-experimental é aplicada para comparar as empresas que acessaram os fundos setoriais com aquelas que não os acessaram, usando dados de painel que incluem informações sobre esforços tecnológicos e resultados. O grupo de controle é definido com base no algoritmo de Propensity Score Matching (PSM) visando eliminar o viés de seleção no acesso aos fundos que faz com que, a priori, as empresas que acessam esses recursos trilhem uma trajetória distinta das empresas que não acessam. Estimativas das diferenças percentuais das taxas de crescimento dos esforços tecnológicos indicam um significativo descolamento entre os grupos de tratamento e controle e permitem que se rejeite a hipótese de crowding out. Os fundos setoriais apresentam ainda um impacto positivo e significativo no pessoal ocupado total, embora apenas um impacto marginalmente significante nas exportações de alto conteúdo tecnológico tenha sido observado, após quatro anos, nas empresas que compõem o grupo de tratamento. Adicionalmente, uma análise preliminar dos impactos dos diferentes instrumentos que compõem os fundos setoriais permite associar a maior parte dos impactos dos recursos à concessão de crédito em condições mais favoráveis.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha