<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Neodesenvolvimento e a busca de uma nova inserção internacional
Normal view MARC view ISBD view

Neodesenvolvimento e a busca de uma nova inserção internacional

By: SCHUTTE, Giorgio Romano.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1732.Publisher: Rio de Janeiro : IPEA, 2012Description: 39 p.Online resources: Acesso Abstract: Considerando o Brasil o quinto em população e território e a caminho de ocupar também o quinto lugar no ranking mundial do Produto Interno Bruto (PIB), caberia ao país assumir o lugar devido como protagonista das mudanças na configuração mundial de poder, de forma ativa e criativa. Foi com essa percepção que uma intensa diplomacia presidencial levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a passar mais de um oitavo de seu tempo durante os dois mandatos (2003-2010) fora do país. A busca da elevação da posição do Brasil na hierarquia das relações internacionais está ligada às estratégias de desenvolvimento no campo nacional. Junto com a formulação de uma política econômica e social de cunho neodesenvolvimentista, entrou em pauta novamente a complexa relação entre dependência e desenvolvimento. Este trabalho aponta a capacidade de reação e articulação em torno da crise financeira global de 2008 como um ponto de inflexão. A partir daí, o mundo passou a ver o Brasil de outra forma e a identificar os recursos estratégicos dos quais o país dispõe, no caso o Pré-sal, riqueza ambiental e potencial único de expansão da produção de alimentos.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Considerando o Brasil o quinto em população e território e a caminho de ocupar também o quinto lugar no ranking mundial do Produto Interno Bruto (PIB), caberia ao país assumir o lugar devido como protagonista das mudanças na configuração mundial de poder, de forma ativa e criativa. Foi com essa percepção que uma intensa diplomacia presidencial levou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a passar mais de um oitavo de seu tempo durante os dois mandatos (2003-2010) fora do país. A busca da elevação da posição do Brasil na hierarquia das relações internacionais está ligada às estratégias de desenvolvimento no campo nacional. Junto com a formulação de uma política econômica e social de cunho neodesenvolvimentista, entrou em pauta novamente a complexa relação entre dependência e desenvolvimento. Este trabalho aponta a capacidade de reação e articulação em torno da crise financeira global de 2008 como um ponto de inflexão. A partir daí, o mundo passou a ver o Brasil de outra forma e a identificar os recursos estratégicos dos quais o país dispõe, no caso o Pré-sal, riqueza ambiental e potencial único de expansão da produção de alimentos.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha