<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Representação política e conferências: os desafios da inclusão da pluralidade
Normal view MARC view ISBD view

Representação política e conferências: os desafios da inclusão da pluralidade

By: Almeida, Débora Rezende de.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1750.Publisher: Brasília : IPEA, 2012Description: 46 p.Online resources: Acesso Abstract: As conferências de políticas públicas são instâncias participativas institucionalizadas que ofuscam a separação tradicional entre Estado e sociedade e geram dinâmicas de representação política diferentes do modelo eleitoral de democracia. Nestes espaços, a sociedade civil é chamada para representar a pluralidade das demandas sociais e para ampliar a inclusão política a partir da deliberação de políticas que expressem diferentes opiniões, interesses e perspectivas. Partindo desta aposta normativa, o texto aborda o problema da autorização, prestação de contas e responsividade, mostrando como estas experiências se relacionam com estes critérios e quais são as variáveis que contribuem ou impedem para o exercício de uma representação democrática, em termos de efetiva influência da sociedade, na deliberação das políticas públicas no Brasil. Argumenta também que a legitimidade democrática das instituições participativas precisa ser buscada na conexão entre as diversas arenas deliberativas e não somente na ação singular de cada indivíduo ou instituição.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

As conferências de políticas públicas são instâncias participativas institucionalizadas que ofuscam a separação tradicional entre Estado e sociedade e geram dinâmicas de representação política diferentes do modelo eleitoral de democracia. Nestes espaços, a sociedade civil é chamada para representar a pluralidade das demandas sociais e para ampliar a inclusão política a partir da deliberação de políticas que expressem diferentes opiniões, interesses e perspectivas. Partindo desta aposta normativa, o texto aborda o problema da autorização, prestação de contas e responsividade, mostrando como estas experiências se relacionam com estes critérios e quais são as variáveis que contribuem ou impedem para o exercício de uma representação democrática, em termos de efetiva influência da sociedade, na deliberação das políticas públicas no Brasil. Argumenta também que a legitimidade democrática das instituições participativas precisa ser buscada na conexão entre as diversas arenas deliberativas e não somente na ação singular de cada indivíduo ou instituição.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha