<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Políticas de conteúdo local no setor petrolífero: o Caso brasileiro e a experiência internacional
Normal view MARC view ISBD view

Políticas de conteúdo local no setor petrolífero: o Caso brasileiro e a experiência internacional

By: XAVIER JUNIOR, Carlos Eduardo Ramos.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1775.Publisher: Rio de Janeiro : IPEA, 2012Description: 33 p.Online resources: Acesso Abstract: Os impactos da exploração e produção (E&P) de grandes reservas de petróleo e gás natural sobre a economia de um país são bastante controversos. Certos países têm demonstrado incapacidade de se desenvolver com base nestes recursos enquanto outros conseguem atingir o sucesso. Um importante fator nessa equação são as regras de conteúdo local (CL), que podem obrigar a indústria petroleira a utilizar insumos nacionais, podendo influenciar positivamente ou negativamente o resultado obtido. Este trabalho analisa o caso brasileiro com base na experiência internacional e conclui que, apesar de já ter obtido certo grau de sucesso, a política brasileira de CL deve ser melhorada com o objetivo de minimizar o risco de ocorrência da Doença Holandesa de modo a: i) fortalecer o papel da Coordenação de Conteúdo Local da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de fiscalização e transparência; ii) conhecer melhor os desdobramentos da indústria petrolífera para a economia nacional; e iii) considerar capacidade e potencial de especialização da indústria nacional.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Os impactos da exploração e produção (E&P) de grandes reservas de petróleo e gás natural sobre a economia de um país são bastante controversos. Certos países têm demonstrado incapacidade de se desenvolver com base nestes recursos enquanto outros conseguem atingir o sucesso. Um importante fator nessa equação são as regras de conteúdo local (CL), que podem obrigar a indústria petroleira a utilizar insumos nacionais, podendo influenciar positivamente ou negativamente o resultado obtido. Este trabalho analisa o caso brasileiro com base na experiência internacional e conclui que, apesar de já ter obtido certo grau de sucesso, a política brasileira de CL deve ser melhorada com o objetivo de minimizar o risco de ocorrência da Doença Holandesa de modo a: i) fortalecer o papel da Coordenação de Conteúdo Local da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de fiscalização e transparência; ii) conhecer melhor os desdobramentos da indústria petrolífera para a economia nacional; e iii) considerar capacidade e potencial de especialização da indústria nacional.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha