<style type="text/css"> .wpb_animate_when_almost_visible { opacity: 1; }</style> Enap catalog › Details for: Curvas de custos marginais de abatimento de gases de efeito estufa no Brasil: resenha e oportunidades de mitigação
Normal view MARC view ISBD view

Curvas de custos marginais de abatimento de gases de efeito estufa no Brasil: resenha e oportunidades de mitigação

By: Motta, Ronaldo Seroa da.
Contributor(s): COUTO, Lilia Caiado | CASTRO, Luiza.
Material type: materialTypeLabelBookSeries: Texto para Discussão ; 1781.Publisher: Rio de Janeiro : IPEA, 2012Description: 58 p.Online resources: Acesso Abstract: Este texto resenha as estimativas de curvas de custos marginais de abatimento - marginal abatement cost curves (MACC) - de gases de efeito estufa (GEE) para a economia brasileira, em particular para o setor industrial. Estudos sobre MACC de base tecnológica têm chamado a atenção de pesquisadores, uma vez que têm demonstrado uma quantidade significativa de possibilidades de mitigação com custo negativo de abatimento, o que implicaria oportunidades de mitigação sem custos diretos. Tal possibilidade motiva o debate sobre economia verde uma vez que a sua adoção poderia, inclusive, aumentar o crescimento. Então, inicialmente, apresenta-se a análise das curvas estimadas para o Brasil e, a partir delas, faz-se uma análise de sensibilidade para estimar parâmetros para discutir as opções de custo negativo. Finalmente concluímos que, apesar da existência de vieses de estimação, a mitigação de GEE no Brasil pode tirar grande proveito dessas opções de custos negativos.
Tags from this library: No tags from this library for this title. Log in to add tags.
    average rating: 0.0 (0 votes)
No physical items for this record

Este texto resenha as estimativas de curvas de custos marginais de abatimento - marginal abatement cost curves (MACC) - de gases de efeito estufa (GEE) para a economia brasileira, em particular para o setor industrial. Estudos sobre MACC de base tecnológica têm chamado a atenção de pesquisadores, uma vez que têm demonstrado uma quantidade significativa de possibilidades de mitigação com custo negativo de abatimento, o que implicaria oportunidades de mitigação sem custos diretos. Tal possibilidade motiva o debate sobre economia verde uma vez que a sua adoção poderia, inclusive, aumentar o crescimento. Então, inicialmente, apresenta-se a análise das curvas estimadas para o Brasil e, a partir delas, faz-se uma análise de sensibilidade para estimar parâmetros para discutir as opções de custo negativo. Finalmente concluímos que, apesar da existência de vieses de estimação, a mitigação de GEE no Brasil pode tirar grande proveito dessas opções de custos negativos.

There are no comments for this item.

Log in to your account to post a comment.

Click on an image to view it in the image viewer

Escola Nacional de Administração Pública

Escola Nacional de Administração Pública

Endereço:

  • Biblioteca Graciliano Ramos
  • Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 19h
  • +55 61 2020-3139 / biblioteca@enap.gov.br
  • SPO Área Especial 2-A
  • CEP 70610-900 - Brasília/DF
<
Acesso à Informação TRANSPARÊNCIA

Powered by Koha